quinta-feira, 2 de julho de 2009

ON THE COVER OF A MAGAZINE: ROLLING STONE

Esta é uma nova categoria aqui no blog que visa mostrar a trajetória de Madonna nas capas de famosas revistas. Eu vi isto em um blog português, adorei e trouxe para cá.

A revista Rolling Stone está para o universo da música popular como o jornal Variety para o mundo do cinema: é um modelo jornalístico e uma referência mitológica, ajuda-nos a ler a história e a participar da vida dos símbolos. Madonna já foi capa da Rolling Stone onze vezes: percorrê-las é também fazer o sumário de uma fascinante viagem iconográfica.

> 1984: 22 de Novembro, nº 435 — por altura do lançamento de Like a Virgin e do triunfo do primeiro look Madonna; Steven Meisel, futuro aliado de muitas aventuras, é já o fotógrafo.



> 1985: 9 de Maio, nº 447 — Herb Ritts, outro cúmplice de muitas imagens, assina a capa: na companhia de Rosanna Arquette, o tema é o filme Desesperadamente Procurando Susana.



> 1986: 5 de Junho, nº 475 — a "nova Madonna" é a estrela planetária que acaba de lançar o álbum True Blue (e cortou o cabelo): Matthew Rolston assina as fotografias.



> 1987: 10 de Setembro, nº 508 — em plena euforia da "Who's That Girl Tour", Madonna fala do que é ser uma estrela: Herb Ritts regressa, retrabalhando o fantasma de Marilyn.



> 1989: 23 de Março, nº 548 — ainda Herb Ritts: entrevista confessional em pleno processo de divórcio de Sean Penn, com o álbum Like a Prayer acabado de sair.



> 1989: 21 de Setembro, nº 561 — Herb Ritts, again; para um número especial de fotografias de personalidades do mundo do rock & roll, Madonna volta a ser eleita para a capa.



> 1991: 13 de Junho, nº 606 — fotografada por Steven Meisel e entrevistada por Carrie Fisher: em pose nostálgica de vedeta de uma belle époque mais ou menos abstracta.



> 1997: 13 de Novembro, nº 773 — a revista faz 30 anos em tom de celebração feminina, reunindo na capa Courtney Love, Tina Turner e Madonna: Peggy Sirota assina a fotografia.



> 1998: 9-23 de Julho, nº 790/791 — é o Verão de Ray of Light, mas o look reflecte menos a iconografia do álbum e mais o encontro criativo com outro fotógrafo: David LaChapelle.



> 2000: 28 de Setembro, nº 850 — a imagem de Jean-Baptiste Mondino garante o look de western pós-moderno: é o momento do lançamento do álbum Music.



> 2005: 1 de Dezembro, nº 988 — depois de um interregno de cinco anos, nova capa para assinalar o lançamento de Confessions on a Dance Floor — fotografia de Steven Klein.



NOTA DO BLOGUEIRO: Todos lembram que ano passado a edição brasileira da Rolling Stone também trouxe Madonna na capa.




Fonte: Blog Sound + Vision

Nenhum comentário:

Postar um comentário