domingo, 26 de julho de 2009

A GENIALIDADE POR TRÁS DE HARD CANDY



Tá ai um assunto sobre o qual eu sempre quis falar. Muitos fãs criticaram a Madonna por causa de HARD CANDY. Falaram mal do álbum, da postura de Madonna em relação ao "descaso" que teve com os fãs...perderam tanto tempo com isso, que esqueceram de perceber o quão bom é o HARD CANDY.

Madonna é muito perspicaz e estudiosa. Todos os seus projetos são muito bem analisados para que não sejam um desperdício. HARD CANDY também teve essa análise. Tanto que teve seu lançamento adiado algumas vezes para que ficasse "perfeito". As personas que Madonna decide encarnar para seus discos também mostram seu estado de espírito. Foi assim com a "Spiritual Woman" de RAY OF LIGHT, com a "Gurrilheira" de AMERICAN LIFE e com a "Diva disco" de CONFESSIONS ON A DANCEFLOOR. Com a boxeadora de HARD CANDY, Madonna queria mostrar uma mulher forte, batalhadora e que não se intimida com os obstáculos. O álbum se chamaria GIVE IT 2 ME , mas Madonna na última hora resolveu batizá-lo de HARD CANDY, justapondo as duas imagens que queria passar: a da força e a da doçura. Ou pelo menos foi isso que ela tentou.

Apesar de aparentar ser um álbum descaradamente pop e sem um minimo de pesquisa, parecendo ter sido trabalhado apenas com o que já bombava nas rádios no momento, e sem acrescentar nada de novo, o disco é muito rico musicalmente e tem, como ela sempre faz, referências em pérolas do pop de várias areas, como o cinema por exemplo. As letras são muito boas ( algumas melhores do que em COAD e MUSIC por exemplo) e as melodias grudam mesmo que por uma semana somente.

A genialidade deste álbum está justamente ai neste quesito, pois em tempos de mercado fongráfico decadente e sem uma promoção decente, qualquer álbum vira um fracasso. Madonna percebeu que não se vendem mais discos como antes e percebeu também que ficar investindo em clipes caros poderia significar um ano de atraso em vendas e talvez sem retorno satisfatório. O que ela fez então? Fez uma turnê promocional transmitido pelo MSN ( quem hoje em dia não para pra ler as notícias na janelinah do Msn??), lançou dois clipes oficiais, e os singles eram bem minguados. Mas as músicas eram boooooas. Poucos meses depois, Madonna cai na estrada com a turn~e STICKY & SWEET e faz com que o mundo caia a seus pés e aos pés de HARD CANDY, e se impressione até com músicas mais chatinhas como SPANISH LESSON, que na turne tem um dos números mais legais. Os fãs que criticaram HARD CANDY foram os que mais se acabaram de dançar. E Madonna encerrou 2008 mais rica. Bem mais!

Gostos e desgostos a parte, não subestimem a inteligência mercadológica de Madonna. Estar saindo de uma gravadora que não valorizava a artista que tinha, estar saindo de um casamento, problemas familiares e um mercado fonográfico em declinio não impediram Madonna de dominar o planeta, hoje com milhares de opções pop que se acham vanguardistas, rsrs...

God Save The Queen!

PS: Parabens ao fã Westoy , que lançou um tópico sobre esse tema no orkut e me fez querer desabafar um pouco tb!

Um comentário:

  1. parabéns pelo post.


    o disco, se bem analisado, oferece várias oportunidade de descobrir o que passava na cabeça dela na época...

    ResponderExcluir