sexta-feira, 19 de março de 2010

VOGUE - 20 Anos



Fim de semana de festa no TWENTY&MORE!

Parece que foi ontem, mas neste dia 21 de Março, a música VOGUE completa 20 anos de seu lançamento. Mais do que nunca temos a prova de como uma música sobrevive por anos e anos.

VOGUE por si só é uma excelente canção, mas o poder de Madonna em reinventá-la faz com que ela atravesse o tempo sem nenhum arranhão. Tudo começou quando Madonna se interessou pelo estilo de dança Vogueing que basicamente reproduzia em coreografias as poses dos modelos nas revistas de moda, dai o nome Vogue ( que é o título de uma grande revista de moda).

O Vogueing era uma dança "do gueto" e quando Madonna conheceu o estilo através de uma apresentação do grupo "House Of Extravaganza" ela tratou de traze-lo ao Pop Mainstream em música, video e shows. Conversando com Shep Pettibonne sobre compor uma boa canção para ser o lado B de KEEP IT TOGETHER, Madonna mostrou a Shep uma idéia para uma canção inspirada no Vogueing e em seus ídolos de outrora: Marilyn Monroe, Greta Garbo, Marlon Brando, Jean Harlow, Rita Hayworth, Gene Kelly entre outros. Shep adorou a música e a gravadora que aquela não podia ser um lado B. VOGUE merecia um single próprio. A música foi incluída em I´M BREATHLESS, disco de 1990, apesar de não combinar muito com o resto do álbum.

O clipe de VOGUE é uma verdadeira obra prima Videoclíptica. Cheio de referências ao cinema antigo, a moda e o glamour. Por conta de sua coreografia, VOGUE teve grande aceitação entre os gays e acredito que a partir dai, a relação entre esse público e Madonna se estreitou ainda mais. A rainha do pop apresentou VOGUE em 4 de suas turnês todas com arranjos diferentes: A primeira vez em 90 na BLOND AMBITION TOUR, depois em 1993 no THE GIRLIE SHOW, onze anos depois na RE INVENTION TOUR e recentemente na STICKY & SWEET num arranjo inusitado e surpreendente, que mescla VOGUE a 4 MINUTES. A música também ganhou uma inesquecível performance no VMA de 1990 onde Madonna se vestiu de cortesã e simplesmente arrasou.

O TWENTY5&MORE não podia deixar essa data passar em branco e preparou uma grande supresa: Uma edição comemorativa de VOGUE - VINTE versões da música que percorrem o caminho da canção até aqui divididas em dois singles com duas capas que remetem as duas pontas do Iceberg de VOGUE. Tudo isso para vocês. Strike a pose!



No domingo temos ooooutra comemoração...estejam aqui!

Um comentário:

  1. 20 anos...
    Eu tinha 5 anos quando vi o clipe de Vogue na TV.
    Eu lembro que eu achei a música deliciosa, a coreografia maneiríssima e a Madonna linda.
    São imagens icônicas dela até hoje.
    Vogue mostra que as Wannabes tem uma estreda muito longa pra serem consideradas "Rainhas do Pop"

    ResponderExcluir