quinta-feira, 4 de março de 2010

ALTER EGOS - As faces de Madonna: Herb Ritts '86



Hoje eu inauguro uma nova sessão aqui no blog. Há muito tempo que não trago nada além de remixes e o TWENTY5&MORE não foi criado somente para isso.

Para quem não sabe, eu sou fotógrafo e em 2008 lancei o projeto MADONNA TWENTY5 onde eu recriava os famosos ensaios fotográficos de Madonna usando modelos aqui da minha cidade. Graças a Deus, fui muito elogiado e o blog surgiu para que eu hospedasse esses ensaios aqui. Vocês pode rever alguns deles clicando na sessão ENSAIOS FOTOGRÁFICOS aqui nos marcadores do blog. Um dos ensaios que eu queria recriar é aquele que para mim é o mais iconográfico dos ensaios feitos por Madonna. As fotos para a capado álbum TRUE BLUE, feitas por Herb Ritts em 1986.




Muitos fãs não se dão conta da importância da mudança de imagem que Madonna fez para este ensaio. Até 85 Madonna era conhecido pelo visual kitsch, exagerado e new wave tão comum nos anos 80. Para promover seu terceiro disco, Madonna decidiu inovar e para sua gravadora, ela estava se arriscando demais. LIVE TO TELL seria o primeiro single: uma música lenta e madura. Outra faixa de TRUE BLUE era PAPA DON´T PREACH, também uma composição madura para a Madonna de HOLIDAY e LIKE A VIRGIN.



Como a música de Madonna caminhava lado a lado com sua imagem, Madonna talvez tivesse sentido a necessidade natural de mudar de imagem, com isso deu adeus aos excessos de seus videos e fotos anteriores, abandonou as meias calças , as cintas ligas e os penduricalhos, platinou os cabelos agora mais curtos e assumiu um visual clássico e clean. Madonna estava lá, imortaliada como uma verdadeira estrela. As fotos de Herb Ritts mostravam uma Madonna-Diva já nos anos 80. Para mim, este é o ensaio inesquecível de Madonna e é essa a primeira foto dela que me vem a cabeça. Sem dúvida, naquele ensaio fotográfico confirmava-se o nascimento de um ícone!

Um comentário: