quinta-feira, 18 de março de 2010

ALTER EGOS - As Faces de Madonna: Steven Meisel, 1984



Assim que surgiu no mercado musical Madonna teve abafada uma das coisas que mais fez questão de trabalhar: sua imagem. A jovem estrela talvez tenha percebido o valor de se trabalhar e vender bem um imagem quando o alvoroço em torno de 'quem era a cantora por trás de Everybody' surgiu. Todos os fãs sabem que o primeiro single de Madonna, EVERYBODY, não trazia a foto da cantora na capa. Isso foi uam estratégia da gravadora, que optou por esta atitude por achar que a imagem loira de Madonna não combinava com seu som black.



Então, depois que ficou conhecida Madonna deve ter pensado: "Ok, agora quem decide o que vai pra capa sou eu!" E chamou Steven Meisel para fotografar a capa de seu segundo disco que se chamaria LIKE A VIRGIN. Então Madonna decidiu ser uma noiva estlizada e posou vestida como tal, deitada numa cama usando um citurão cuja fivela se lia: Boy Toy.



Isso era um escândalo para a época. Nas fotos promocionais Madonna aparecia sensual, com olhar sexy, cabelo despenteado, lingerie aparente - como se estivesse acabado de fazer amor. A insinuação só não foi mais forte do que a fixação dessa imagem na cabeça do mundo inteiro. O que era temido aconteceu: Todas as meninas do planeta queriam ser Madonna e a gravadora a partir de então perceberam em sua promissora estrela tal valor que decidiram investir em sua imagem cada vez mais: suas aparições e videocilpes a partir de então jamais seriam esquecidos.



O ensaio fotográfico de Madonna para a capa de LIKE A VIRGIN foi essencial para o nascimento da estrela pop. Pouco depois dali, o mundo seria dela tal como ela previu um ano antes num programa de TV. A noiva na cama mostrou ao mundo que Madonna viria pra ficar e que ela já era desde ali, uma estrela. For the very first Time...



Fotos: Steven Meisel
Texto: Alessandro Sagatto - Twenty5&More

Nenhum comentário:

Postar um comentário