segunda-feira, 19 de março de 2012

MDNA - A Review do Twenty5&More



Isso mesmo, eu ouvi MDNA assim como todos os fãs devem ter ouvido já. Como assim? Você não está entendendo? Bem, pra quem por algum motivo esteve fora do planeta nas últimas horas, o novo álbum de Madonna, MDNA, vazou! Que deliciiaaaa!

Nem preciso dizer que este vazamento causou todo um alvoroço nas redes sociais e na Internet de modo geral. A essa hora, todos os links devem ter sidos removidos, já que a equipe de Madonna se encarregou de fazer esta limpeza. Eu mesmo cheguei um pouco atrasado e não consegui todas as faixas de primeira, e tive que contar com a bondade de alguns membros das comunidades do orkut e graças a ele minha noite não poderia ter sido melhor. MDNA é tudo aquilo que as reviews apontavam. É realmente muito bom e com certeza vai figurar entre os melhores álbuns de Madonna. E não digo isso movido pela empolgação da "novidade" e sim porque o disco é realmente bem elaborado e rico em sonoridade. Muitos comentários pessoais vão parecer repetitivos depois de tudo que foi dito sobre o disco, mas o pior ( ou seria, melhor) é que vai ser assim porque é tudo verdade.

MDNA é voltado para as pistas em sua grande maioria, mas dentro dessa "orientação" encontramos uma verdadeira salada sonora. Se voce não gostou de GIRL GONE WILD, depois de ouvi-la dentro do contexto do disco vai entender porque ela foi escolhida para ser single e para abrir o disco. GIRL GONE WILD prepara o terreno para o que vem depois, assim como CANDY SHOP fez em HARD CANDY. Para mim, ainda funciona melhor nos remixes, mas não é uma música ruim. Já a segunda faixa, GANG BANG já começa surpreendendo mesmo. A Madonna do álbum EROTICA nos faz uma visita, sensual, sussurrante, só que mais agressiva. A música é muito diferente do que já ouvimos da rainha e é uma das melhores na minha opinião. Se voce puder ouvir a música acompanhando a letra, GANG BANG ganha uma dimensão maior ainda. Incrível Madonna, Arrasou, Bitch!

Quando I´M ADDICTED teve um trecho divulgado na rede, fiquei empolgadissimo. Ouvindo ela inteira é impossivel pra mim não associá-la a CONFESSIONS ON A DANCEFLOOR. A música vai crescendo, é super dançante e é daquelas que vão ficars uper lindas em performances ao vivo. Segue a linha FUTURE LOVERS e pra mim continua empolgante e deliciosa. Agora, parem tudo: TURN UP THE RADIO! Madonna, lance mesmo essa música como single. O instrumental é ótimo, a melodia é grudenta e a voz de Madonna está fantástica. Vai figurar entre as canções mais clássicas de toda a carreira da tia. É um hit, sem dúvida e ninguém vai discordar!

Ouvir GIVE ME ALL YOUR LUVIN´logo depois de TURN UP THE RADIO faz todo o sentido. A sonoridade jovial da faixa 4 super combina com a GMAYL e faz uma ponte perfeita pra canção. Sinceramente, não entendo porque tanta revolta por causa dessa canção. Acho ela ótima desde que a demo vazou e hoje gosto ainda mais. Deixem de ser "azedos" e se divirtam, rs! Uma coisa me incomodou a principio em SOME GIRLS. Há muitos efeitos na voz de Madonna e isso me cansa um pouco. O ritmo da música é ótimo e compensa esse excesso de auto-tune e no fim atpe faz um casamento legal. A fofa canção SUPERSTAR é realmente fofa. Uma das minhas preferidas. Neste ponto dá um pouco de leveza ao álbum, mas sem deixar a peteca cair. A música realmente gruda na cabeça e não tente evitar de cantarolar os 'Ooh La La.." depois de ouvi-la. Aliás, nem tente porque todos que ouvirem-na vão cantarolar esse refrão com você. Outro destaque ( e surpresa) do álbum na minha opinião é I DON´T GIVE A com participaçaõ de Niki Minaj. Mesmo sendo bem diferente do que Madonna já nos vendeu, é possível ver na música referências a coisas que M fez em álbuns dos anos 80, remete também um pouco a HARD CANDY só que bem melhor. I DON´T GIVE A é boa demais. Nota 10. Por mim, rolava um single e um clipe bem f***!! E o que é aquele coral no final? Meu Deus!

A próxima música, I´M A SINNER começa com uma sonoridade meio hindu e não é só isso que remete a RAY OF LIGHT. Sua voz está maravilhosa e mais uma vez temos um Dèja Vu e Guitarrinhas de Orbit no instrumental me fizeram lembrar de BEAUTIFUL STRANGER ou AMAZING. No meio da canção o ritmo cai e praticamente só ouvimos a voz de Madonna falando sobre alguns Santos. É um trecho muito bonito da canção. Inovando mais uma vez, LOVE SPENT começa com um som de banjo e depois desembarca num som pop retro, me lembrou músicas da fase LIKE A VIRGIN e a voz de Madonna passeia por varios tons. De retrô a música passa para futurista sem deixar de ser um pouco sentimental. Adorei!

MASTERPIECE é toda aquela beleza que nós conhecemos. Irretocável, é um retorno maestral de Madonna às baladas. Linda também é FALLING FREE. Uma emocionante e melancólica cançaõ encerra o álbum em sua versão Standard. Anotem ai: Essa música vai entrar no Hall das melhores canções de Madonna de toda a sua carreira. A voz dela está aqui como gostamos de ouvi-la. Limpa e trabalhada como nas sessões para EVITA e sob a condução de Willaim Orbit. Não acho que vá virar single, mas se for tocada no show, a performnce poderá tirar lágrimas de nossos olhos. O final é simplesmente emocionante como nunca ouvimos numa canção de Madonna. Uma linda forma de terminar um álbum.

Até onde sei nem todas as faixas da edição Deluxe vazaram, o que nos deixa com um gostinho de novidade. Somente B-DAY SONG ( boba mas gostosa de se ouvir - lembra as músicas da Montown ou coisa do tipo) e I FUCKED UP ( legalmente divulgada na íntegra - outra favorita minha) cairam na rede numa qualidade um pouco inferior. Ter essas faixas vazadas no Pc não dimnuem minha vontade de ter o cd fisico nas mãos. E acedito que com todo mundo será assim.

Saldo: Um disco cheio de referências a tudo aquilo que Madonna já fez nesses 30 anos de carreira. Os fãs veteranos não tem mesmo com o que se preocupar. Não há nenhuma música ruim no disco a principio mas isso pode mudar com o tempo ( mas eu duvido). Meu top 5 de canções? I DON´T GIVE A, TURN UP THE RADIO, FALLING FREE, GANG BANG e I FUCKED UP empatada com SUPERSTAR, não necessarimemente nessa ordem.

MDNA definitivamente será um clássico. Um retorno majestoso, á altura do que uma rainha merece e um presente maravilhoso para seus súditos!

4 comentários:

  1. Posso dizer sem medo: o que senti ontem ouvindo MDNA pela primeira vez, foi A EXATA MESMA SENSAÇÃO de quando conheci Ray of light.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Acabo de chegar do trabalho e…….para grande surpresa só se fala do álbum….perdi alguma coisa….
    Bem são 17h30 e estou na eminência de passar para cd as músicas que consegui ainda “salvar”…acho que a que não ficou inteira foi a “best friend” .
    Bem vou lanchar e por a gravar para ouvir (até porque o álbum já esta comprado, pois fiz a pré-venda por isso não estou a fazer nada de ilegal não è?) e…acho…que…não aguento até dia 26…

    Marco

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ouvir o CD inteiro e concordo em número , genero e grau sua sinopse sobre cada faixa do MDNA....Confesso que ainda não tenho favoritas, preciso ouvir mais um pouquinho..rssrsr

    ResponderExcluir
  4. Não me empolguei tanto assim com o álbum e não achei tão fantástico ou comparável ao Ray of light (o que é um exagero), mas há músicas incríveis sim. Gang Bang, Some girls, I fucked up, I don´t give a e, principalmente, Falling free (linda!) são minhas favoritas. Aliás, ouso dizer que Falling free está no mesmo nível de suas melhores baladas, Live to tell e Rain.

    ResponderExcluir