quinta-feira, 9 de junho de 2011

DROWNED WORLD TOUR - 10 Anos!



O post sobre a RE-INVENTION TOUR que me perdoe, mas hoje é mesmo o dia de falar da DROWNED WORLD TOUR. A turnê estreou a 10 anos , em Barcelona e encerrou a ausência de Madonna dos palcos, onde ela não se apresentava em turnês desde o fim da THE GIRLIE SHOW Tour em 1993.

Os oito anos longe dos palcos devem ter deixado Madonna num misto de emoções tremenda. Ansiosa por voltar e ao mesmo tempo tensa. Afinal, em 2001, novas divas do pop surgiam, e o público de Madonna, crescido, poderia não estar mais tão interessado em Popices e afins. Madonna também havia mudado e crescido. Agora era mãe de dois filhos, e suas atenções deixaram de ser sobre si própria apenas. Também havia lançado discos mais maduros, centrados e bem recebidos pela crítica nesse meio tempo; BEDTIME STORIES de 1994, RAY OF LIGHT de 1998 e MUSIC de 2000. Ela também trabalhou em EVITA e foi muito elogiada. Tava na hora de tudo isso que ela viveu nesse período ir pro palco, e a DROWNED WORLD TOUR é um espelho de toda essa experiência e aprendizado.

A DROWNED WORLD TOUR foi a primeira turnê da Madonna que eu vi na Tv antes de ver no VHS ou no DVD. Lembro da ansiedade ainda. Pedi para ninguem me ligar ou aparecer na minha casa durante a transmissão ao vivo pela HBO, se eu não me engano, dia 26 de Agosto de 2001. Tudo isso pra não atrapalhar a exibição, rs. Que eu me lembre também, a DROWNED WORLD TOUR é a primeira turnê de Madonna com blocos e personas bem definidas. Os shows anteriores tinham os "blocos" mas não acho que fossem tão definidos como na DROWNED WORLD TOUR. Nesta tour tinhamos a Madonna Cyber-Punk, a Gueixa, a Vaqueira e no final um mix de Latina e Ghetto Girl. Pela primeira vez também, videos-interludios faziam parte do repertorio e hoje, não vivemos sem eles, rs.

O repertório do show por Bloco é o seguinte:


CYBER PUNK
Drowned World/ Substitute For Love

Impressive Instant

Candy Perfume Girl

Beautiful Stranger

Ray Of Light




GEISHA
Paradise

Frozen

Open Your Heart Swell

Nobody´s Perfect

Mer Girl

Sky Fits Heaven

What It Feels Like For a Girl Remix




COWGIRL
I Deserve It
Don´t Tell Me
Human Nature

Secret

Gone



LATIN/GETTHO GIRL
Don´t Cry For Me Argentina
Lo Que Siente La Mujer

La Isla Bonita
Holiday

Music


O show é de longe o mais denso e conceitual de todos os shows de Madonna. O repertório basicamente feito em cima dos álbuns MUSIC e RAY OF LIGHT com leves pinceladas de álbuns anteriores como BEDTIME STORIES ( Secret e Human Nature), TRUE BLUE ( La isla Bonita) e de seu primeiro álbum ( Holiday). Aliás, estas duas últimas são as únicas canções dos anos 8o que Madonna canta no show, sem contar a citação a Open Your Heart feita antes de Nobody´s Perfect, no segundo bloco do show. A ausencia de Greatest Hits desagrada muitos fãs, mas por outro lado a turnê ganha em produçaõ e teatralidade. Madonna passa tudo aquilo que viveu nos oito anos em que esteve afastada para quem está na platéia. Ela agora era mãe, ela agora tocava guitarra, ela agora cantava bem melhor e ela agora estava bem mais séria.

Mesmo estando longe por um longo tempo, Madonna mantinha fôlego e boa forma. Nesta turnê também Madonna fez algumas modificações durante o andamento da tour, coisa inédita em sua carreira. Ela mexeu em alguns figurinos do primeiro bloco e até trocou uma canção por outra em alguns shows. Nesse caso, YOU´LL SEE substituiu GONE em algumas noites.

DROWNED WORLD TOUR bateu recordes de vendas de ingresso e entrou para o livro dos recordes em 2002 como a turnê mais lucrativa do ano anterior. Foi lançada em Dvd em 2002. Essa tour também devolveu a Madonna o cetro de rainha do pop, mostrando mais uma vez sua versatilidade e talento. Obscura para alguns, brilhante para muitos. Esta é a DROWNED WORLD TOUR.



O excelente blog IMAGEM MADONNA vem fazendo um especial fantástico sobre esta turnê. desvendando o que há por trás da criação e conceitos do show. Vale a pena conferir!

E ainda tem mais nessa comemoração. Estejam aqui!

7 comentários:

  1. eeeeeeee

    comemoração...


    Eu vi esse show pela primeira vez num telão de boate rsrsrsr
    Quando comprei, em VHS, quase tive uma síncope.

    Se hoje há shows conceituais e no mundo pop (mas há?) agradeçam a ela, pop bitches...

    http://imagem-madonna.blogspot.com/2011/06/10-anos-depois_09.html


    Abraço

    ResponderExcluir
  2. caramba, agora que eu vi que vc citou meu blog, na postagem...


    puxa, obrigado.


    MESMO

    ResponderExcluir
  3. essa turne e otima tenho o vhs gravado da hbo o vhs original depois comprei em dvd super inovadora. dionisio silva mg

    ResponderExcluir
  4. Genteeee, eu quero um VHS original desa tour! Alguém sabe onde acho pra comprar? me ajudeeeem! kkk

    Ale Sagatto

    ResponderExcluir
  5. Nossa,que emoção, comprei o meu DVD hoje *o*

    ResponderExcluir
  6. Eu também assisti a transmissão ao vivo pela HBO, e se não me falha a memória, no ínicio, houve uma perda de áudio: e eu estava com a aparelhagem de som nas alturas, esperando ...

    Ao fim, passei toda a performance 'embasbacado' pelo espetáculo e, claro, pelo retorno aos palcos ...

    Post bem colocado, sem malícia alguma ... XD

    ResponderExcluir
  7. bem a tour tem pontos forte e pontos fracos

    em frozen achei tão destoante aquele kimono enorme, a própria drowned world seguida de impressive instant que abrem o show ficou totalmente destoante, aliás bloco gueixa traz uma frieza que nunca tinha visto antes nas tours da madonna, agora o bloco inciado por Don't cry for me argentina na sequencia vem lo que siente una mujer pra mim é o melhor, o boco cowgirl é o mais simpatico, madonna relembrando human nature e secret é os pontos altos

    bem a turne está longe de ser a melhor mas com certeza é a mais conceitual

    ResponderExcluir