sábado, 20 de outubro de 2012

EROTICA - 20 Anos! ( Mega Post)





E hoje, o disco EROTICA completa 20 anos. Lançado em 20 de Outubro de 1992, o álbum rompeu barreiras e foi muito além do que um disco de música Pop já havia ido antes. Inovador, vanguardista, criativo e ousado, EROTICA foi muito mal compreendido na época ( e ainda hoje ainda é) e muita gente torceu o nariz para o disco, simplesmente por causa de seu aparente alto teor de sexualidade.

EROTICA soa como um belo tapa na cara da sociedade hipócrita, que fingia que aquilo tudo ali no conteúdo do disco era "ruim" ou "mau" ou "feio". Mas EROTICA, era bem mais maduro, emotivo e romântico do que sexual - mas claro, o sexo estava ( bem) presente ali, e talvez por isso, muito de suas vendas tenham caído. Mas também por conta disso, muito se vendeu.

O post de hoje é bem amplo, trazendo um conteúdo diversificado e interessante, começando pelas fotos de divulgação enviadas a imprensa, meio que preparando a todos para a nova persona que Madonna adotaria alí. Dita, alter ego que permitiu que Madonna caminhasse por caminhos bastante obscuros em suas composições. Foi Dita que fez com que Madonna cantasse sensualmente, com aquele tom de voz grave e arrastado, quase sussurrado. Foi Dita que fez Madonna não se abalar em ficar nua para as páginas de SEX ou para as letras em EROTICA. Dita era sadomasoquista, cabelo puxado pra trás, maquiagem pesada e usava um dente de ouro com sua inicial. Foi essa imagem que Madonna resolveu corajosamente adotar para promover seu então novo álbum.









Abaixo, um poster promocional da época do lançamento do disco. Clique na imagem para ampliar.





No dia seguinte ao lançamento de EROTICA, um outro produto de Madonna seria lançado. Um produto ainda mais ousado. O famoso livro SEX. Mas vou deixar pra falar mais dele amanhã. Enfim, para promover tanto o disco como o livro, Madonna e sua gravadora promoveram uma festa. O convite da festa já mostrava a que o álbum vinha. Como se imitasse um corselette, o convite trazia um desenho de Madonna amarrada ecom um convite como se escrito a mão pela própria.







"ELA É ASSIM E NUNCA PEDE DESCULPAS"


Muitas entrevistas foram dadas mundo afora. Uma delas, lembro como hoje, foi publicada pela revista Veja, e na época, como eu conhecia muita gente que assinava essa revista, ganhei cópias e mais cópias dessa entrevista. Inclusive, a edição trazia Madonna na capa. A foto usada era uma das fotos do livro SEX e na chamada: Sexo, vida e arte.

Gosto bastante dessa entrevista e para mim, por ter um certo valor sentimental, já que foi uma fase que acompanhei muito de perto, é ainda mais legal. Para quem não conhece essa entrevista ou simplesmente pra quem quiser reler, basta clicar AQUI.


"20 ANOS DE EROTICA " ( Por Elenilson Nascimento)



Uma outra matéria muito boa, desta vez atual, foi publicada hoje pelo meu amigo-irmão, Elenilson Nascimento em seus blogs Literatura Clandestina e Playlist´M. A matéria exalta o valor cultural e a importância artistica de EROTICA em seus 20 anos de lançamento. Vale a pena conferir, clicando AQUI.




"EROTICA Remixed Edition by Twenty5&More"






E por fim, vamos a música propriamente dita!

Achei que seria interessante representar o disco propriamente dito de algum modo aqui. Então, como não posso postar a versão original do disco, pensei que repostar a edição exclusiva do Twenty5&More, lançada aqui em 2009. Na época, lembro do disco ter sido altamente comentado aqui no Blog, na parte do chat, e também recebi depoimentos em meu e-mail e no meu Orkut sobre como o disco era bom. E realmente é! Temos 13 faixas regulares ( sem DID YOU DO IT) e um remix bônus de EROTICA.

Os remixes do disco contam com a assinatura de David Moralez, Idaho, Saint Ken e Donny, para citar os mais conhecidos. Mas todo o disco é incrível, com destaque para os remixes de SECRET GARDEN, EROTICA, FEVER, RAIN, THIEF OF HEARTS, BYE BYE BABY... nossa, sério, vou parar por aqui! Para ler a review original, escrita em 2009, clique AQUI. Abaixo, os links para Download do álbum na versão que criei. Ah e a capainha que eu criei? Lindinha né?

EROTICA - Remixed Edition ( Twenty5&More Version) Part 1

EROTICA - Remixed Edition ( Twenty5&More Version) Part 2



Bem, acredito que este post dá para vocês uma boa dose de EROTICA, não? Embora eu tenha notado que NINGUÉM tem comentado o especial aqui no blog, eu sinto que deveria fazer o post assim mesmo, apesar de estar inclinado a encerrar o especial. O mais irônico é que passei uns dias viajando e não pude atualizar o blog durante as comemorações de 30 anos do single EVERYBODY e recebi muitas críticas pelo "descaso". E agora, onde tenho apostado muita dedicação, NINGUÉM aparece pra dizer nem um "obrigado". Não é irônico?

De qualquer modo, espero que estejam gostando. E espero que alguém ai acorde e deixe um comentariozinho. Me deixaria por demais feliz!

Um abraço!

Agradecimentos: Imagem Madonna, PlaylistM, Literatura Clandestina e Veja Online

5 comentários:

  1. Não tenho realmente postado grnde coisa.....
    Mas estou aqui TODOS OS DIAS......
    Abraço
    Estou adorar esta fazes.....
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Amo Erotica eu tenho esta revista tambem Ale tambem ganhei de umassinante na epoca.Dionisio Silva M.G.

    ResponderExcluir
  3. Post simplesmente fantástico para comemorar os 20 anos desse album que com certeza é um divisor de águas na cerreira da Madonna. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Vamos brincar?
    Pegue uma frase de cada faixa de EROTICA e tente fazer uma tracklist que converse entre si com as frases. Minha seleção:

    01. I´d like to put you in a trance
    02. You give me fever
    03. But we´re never together
    04. Someone said that romance´s dead
    05. I'd just like to know
    06. Is it me or you that I´m afraid of?
    07. Uh, next time you want a pussy, just look in the mirror, baby
    08. Now sit your ass down
    09. I don´t wanna hear your words
    10. I feel it, it´s coming
    11. What do I have to say?
    12. Who determines, who knows best?
    13. I know the answer's hiding somewhere

    ResponderExcluir