Gente, preciso dizer que o Code é um dos meus ídolos! Sério! O cara é um faz-tudo e consegue ser bom em tudo que ele faz. Vocês já devem ter visto o nome dele por aqui em algum remix ( "She´s Not Me" e "Devil Wouldn´t Recognize You") mas além de ser Dj e remixer Code é também designer, cantor e visagista. Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), bem como o conceito visual cenográfico e de figurino. Portanto Madonna não existiria sem visagismo. Em seu trabalho como designer, Code cria lindas art works para cd´s e principalmente Dvd´s de vários artistas , inclusive Madonna. Perceberam quantas "conexões madonnicas"? Conheçam mais do trabalho e da maravilhosa pessoa de Maurício Code na entrevista abaixo.

T5&M: Code, uma pergunta fácil pra começar: Você é fã da Madonna mesmo?

Code: Embora hoje talvez nem tanto, Madonna sempre foi um "estado de espirito". Sempre uso o nome Madonna para descrever algo muito bom, rs, tipo: "Nossa , que coisa Madonna!" Não sou dess tipo de fã que acha tudo que ela faz maravilhoso, ou que diz amém pra tudo que ela faz já que sou muito crítico. Mas mesmo assim dedico bao parte do meu tempo livre a fazer algum trabalho sobre ela, seja remixando ou criando artes. Sou muito fã dela, e acho que quem ama alguém tem a liberdade e a obrigação de criticar certas posturas. Fã despreocupado não critica nada. Eu amo a Madonna e quero ela cada vez mais vibrante e cheia de sucesso!

T5&M: E o quanto você acredita que tem de influência da Madonna - direta ou indireta - tanto em sua vida pessoal ou profissional?

Acho que Madonna e Michael Jackson tem total influência no que sou hoje. Para mim arte é mais importante do que o ar que respiro. Talvez em função desses ídolos, eu tenha escolhido atuar em áreas que tragam a arte para a vida comum. Tem até um videozinho no Youtube, que me fez ganhar um concurso a nível ancional para assistir ao show de graça, sem pegar fila e com transporte direto pro show! De quebra fui entrevistado pela MTV Brasil On Line, sendo classificado por eles como "um dos maiores fãs brasileiros de Madonna".

Confira o tal vídeo aqui:







T5&M: Sem querer me meter, mas acho que o fato de você assumir várias posturas profissionais acaba sendo influência dela , não é não?

Meu “ganha-pão” é trabalhar como visagista em produções de tv e cinema, mas trabalhei muito tempo com produção gráfica e aos finais de semana a profissão de DJ pagava todos os meus cursos em outras áreas que atuo. E definitivamente Madonna não existiria sem visagismo.
Porexemplo: Em "Confessions on a dance floor" tudo o que se relacionou ao disco remete aos anos 70: o cabelo, a maquiagem, figurino, os cenários, a arte do disco, o show, etc etc etc. Essas tantas personagens que Madonna encara são criações de visagistas. Embora esta profissão seja nova no Brasil e poucos profissionais estejam capacitados para isso, é uma das profissões que mais cresce no mercado publicitário hoje. Viver de arte, nos dias de hoje é muito difícil, mas fico muito feliz em lembrar que por muito tempo a arte me sustentou.

T5&M: Falando de suas investidas como DJ, quando começou isso?

Fui DJ por uns 4 anos. Em meados de 2002, no Rio Grande do Sul (minha terra). Comecei tocando em casas gls, mas em um determinado momento o mercado se fechou e a maioria das casas noturnas começou a exigir “DJS PROFFISSIONALIZADOS”. Foi aí que abriu um dos primeiros cursos de DJ do país, gerenciado pelo DJ gaúcho “Fabrício Peçanha”. Fiz o curso completo (um inferno) e após o término desse curso, comecei a tocar em casas maiores. Mas uma coisa me tirou rapidamente do mercado: Um verdadeiro DJ só usa vinil (o resto é invenção), e os Djs na época eram obrigados a mandar “prensar” vinis com 2 ou 3 músicas em cada lado. Isso custava em média 40 reais naquela época. Além do que, viajando por todo o país, percebi que no Rio Grande do Sul, o nível dos DJs é incrivelmente superior, talvez pq os DJs lá remixem tudo ao vivo , mas não um remix de batida sobre a música ou de colagens, mas sim, MEGA ALTERAÇÕES ao vivo. Mediante isso, me vi pequeno e comecei a gastar tudo o que ganhava imprimindo vinis. Talvez em outros estados, qualquer um que coloque músicas em uma festa se intitule DJ, mas se é para fazer “qualquer coisa”, eu prefiro não estar nesse mercado.

Hoje em dia trabalho em casa produzindo músicas somente a partir de samples de 3 a 5 segundos. É bem difícil e despretensioso, já que tenho ouvido remixes maravilhosos, produzidos com sintetizadores, teclados, etc etc etc. Mesmo assim, graças aos meus poucos e bobos remixes, as vezes sou chamado para produzir bandas de música pop e eletrônica.

T5&M: Qual foi a primeira música da Madonna que voce remixou? E voce sentiu receio em lançar esse remix pro público, já que sabe que os fãs da Madonna são muito exigentes?

A primeira eu não lembro, mas a primeira de Hard Candy foi She’s not Me. Não tinha a capella, por isso usei a música exatamente como está no CD. Foi difícil, fiquei sim com muito medo e recebi alumas críticas do tipo “a voz ficou baixa”, mas quando não se tem a capella não se pode subir somente o som da voz... Mas no final das contas, esse remix teve quase 1000 downloads em duas semanas. Nunca intensifiquei a divulgação de meus remixes, mas mesmo assim sempre aparece alguém que curte e passa o link adiante! Hoje em dia, remixo sempre pensando num desses tantos amigos que fiz na web. Alguns amigos especiais ganham remixes especiais, como o Ever Saturno, que ganhou de presente “CANDY SHOP EVERMIX”, e é grande divulgador de tudo o que eu faço.

Agora vc está me ajudando nisso... Agradeço muito!



T5&M: Não tem de que! Eu adoro seus remixes! Agora voce vem desenvolvendo muitissimo bem o trabalho como designer de capas de cd e dvd. Ja pensou em mandar alguma coisa pra ela ?? rsrsr

Antes de responder, queria só lamentar por não estar disponibilizando minhas capas para download, mas isso está acontecendo pq um falso fã roubou algumas artes minhas e está vendendo DVDS piratas no mercado livre e nas comunidades de Madonna. Mas prometo em breve disponibilizar tudo para download, pois justamente, crio tudo para compartilhar.

Respondendo... fico grato pelo elogio, até acho que algumas coisas ficam bacanas, mas seria muito pretencioso, né? Mesmo assim tenho uns contatos e já pensei nisso, mas ainda não consegui criar algo que eu ache “digno” de Madonna. Embora a arte de Hard Candy seja uma das piores da carreira dela, vejo que funcionou. Colou como um doce. É isso que eu busco... Uma arte que cole, que não saia mais da cabeça das pessoas.




T5&M: Já forçou alguma de suas produções de estética pro lado Madonnico? Por exemplo, recebeu uma cliente e acabou dando a ela um 'q" de Madonna?

Sempre, e o mais engraçado, eu sempre cito Madonna, quase sempre deixo rodando um cd dela no camarim, quando tive meu salão, tocava Madonna o tempo inteiro, e clientes adoram. E ainda tem isso... A energia “Madonna” é fundamental quando se faz algo na vida. Infelizmente o cabelo de Madonna em Hard Candy e na S&S Tour na são bons exemplos de beleza, mas existe uma explicação para isso. O visagismo do cabelo dela nessa fase foi criado certamente, procurando desviar um pouco a atenção da idade. Cabelos muito arrumadinhos, lisinhos e penteadinhos, evidenciam as rugas. Embora eu não goste desse cabelo atual dela, reconheço que a equipe de visagismo dela acertou em cheio.

T5&M: Cantar é dificil, se lançar nesse mercado também. Me confesse uma coisa: Voce desistiu desse ramo? Eu acho que vc canta muito bem, de verdade...

Basicamente (vc vai rir) desisti de cantar pq meu prédio tem uma pécima acústica. Antes, quando eu morava no sul, tinha um pequeno stúdiozinho e podia “gritar”. Mas agora, fico envergonhado em cantar e todos os vizinhos ficarem ouvindo...hehehe Em 97 cheguei a lançar um single, funcionou muito bem, cheguei a ganhar “a melhor da hora” na jovem pan, na época. Mas eu era uma “cópia” de double you e gravava só em inglês.

O que me fez parar mesmo, no fundo, no fundo foi não querer fazer o que todo mundo faz. Talvez por isso, se vc ouvir minhas composições, perceberá que sempre são misturas de ritmos e sonoridades. Estou tentando recriar o D’nB, unindo ritmos brasileiros, house, rock... Mas minha voz é estranha, difícil de achar um tom exato para a sonoridade exata.

T5&M: Agora uma pergunta dificil: Se voce tivesse a oportunidade de:
a) Remixar um single
b) Fazer uma produção para uma capa, ou ensaio fotografico
c) Criar a arte de um material oficial
Dentre os materiais lançados e conhecidos da Madonna, qual voce gostaria de ter feito?

Confessions on a dancefloor.. É de dar inveja!!! Mas confesso que a fase do erótica é muito mais impactante. Genial, aquelas imagens graficamente sujas, apelativas sem vulgaridade...

T5&M: Se a Madonna te conhecesse e dissesse: "Ok,honey! Eu vou te levar comigo, mas só poderá ser uma das 1000 coisas que você é! Escolhe ai o que você quer ser meu?" o que você respoderia?

Ah,Essa é fácil! Produtor. Jamais permitiria que ela colocasse um cantorzinho da moda num disco dela. Acho marketing demais, e funciona bem, afinal isso traz novos fãs, mas definitivamente. A primeira coisa que eu ia fazer era fazer uma dela com o Michael Jackson.



Para conhecer o trabalho de Mauricio Code como Visagista, visite seu blog:

http://codehairdesign.blogspot.com

Eu tenho que realmente comentar uma coisa que pode até aprecer boba. A primeira coisa que "soube" do Code, foi o remix de SHE´S NOT ME, que está no single que criei para este blog. Depois disso começei a "googlear" o Code e vi em seu orkut alguns dos seus trabalhos como design, coisa que eu também desenvolvo aqui. Eis que ousei adicioná-lo e me surpreendi com a simplicidade e disponibilidade do Code. Isso me fez admira-lo ainda mais, desta vez como ser humano. Acreditem, eu que sou grato pela oportunidade de ter conversado com um dos meus idolos, rsrs. Parabéns Code, e sucesso sempre! Conte comigo!

PS: Code foi o primeiro DJ convidado a remixar o primeiro single da minah banda a BORDERLINE, que faz cover rock da Madonna. Então aguardem que esse e outros remixes do code vão com certeza aparecer aqui!