sábado, 14 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA: MARCELO GRAPHICS



MarceloGraphics, ou Marcelo de Souza é um cartunista santista de 36 anos com experiência em diversos estilos e traços, mas cuja especialidade é a CARICATURA.
Com um traço leve e simpático, Marcelo cria divertidas caricaturas para qualquer finalidade cujo tema seja o humor. Retratando convidados em eventos e festas ou executando trabalhos sob encomenda (poster, convites, camisetas), o sentido desse trabalho é sempre o de ressaltar o lado bem humorado das pessoas e da vida.
E como fã veterano da Madonna e suas mais de mil faces, não poderia ser diferente. Após 15 anos do primeiro show de Madonna no Brasil, o anuncio da Sticky & Sweet Tour e a oportunidade de rever Madonna ao vivo serviram de inspiração para o trabalho intitulado "Madonna CaricaTOUR Book".

Trata-se de uma compilação de várias fases de Madonna em formato de caricaturas, as quais vem sendo disponibilizadas em camisetas com estampas tamanho A3 para colecionar. E em se tratando de Madonna, a série vem sendo continuamente expandida com mais e mais trabalhos.

Eu conheci o trabalho do Marcelo atrvés do Orkut, e por também curtitr desenhar, acabei me tornando fã naturalmente. Tive a honra de bater um pop com ele e t
razer um pouco do seu trabalho para o TWENTY5 & MORE!


T5&M:
Marcelo, preciso perguntar algo meio óbvio: Voce é fã de Madonna?
MG: Sim, desde 1983 / 84. Eu era ligado na música BORDERLINE que ouvia no rádio mas até então não tinha visto a cara de quem cantava. Então, um belo dia eu vi o clipe, me apaixonei pela Madonna e comecei a querer saber mais dela... somos parecidos em muitas coisas, formas de enxergar a vida, as pessoas, mas ela tem uma personalidade diferente da minha e acho que da maioria das pessoas, senão não teria chegado onde está.... É nisso q reside meu interesse pela Madonna, tentar entender a alma dela.

T5&M: E voce começou essa historia de estampas de camisetas por causa dela?
MG: Na verdade, as caricaturas dessa série da Madonna seriam para compor outro tipo de trabalho: um livro ilustrado contando a história dela de forma cronológica à partir das fases e visuais mais significativos, mas de forma bem-humorada... A idéia de tranformar alguns dos desenhos em estampas de camisetas veio numa situação de emergência: faltando semanas p/ o shows, tomei calote dum serviço gráfico e meus planos de assitir à Madonna ao vivo depois de 15 anos (eu fui na GST em 93, também no Morumbi) ficaram ameaçados, até que tive o estalo de vender os desenhos em forma de estampas para camisetas... e deu tão certo q acabei indo ao show!

T5&M: Adoro o fato de você criar as estampas com caricaturas feitas por voce. Como é o processo de criação. Voce simplesmente dá na telha e pronto ou rola uma estudada básica?
MG: A idéia dessas caricaturas é tomar como base uma única tomada do rosto da Madonna e criar N versões em cima desse 1o. desenho, modificando roupas, penteados, cenários e tudo mais em torno, de acordo com a fase dela. E assim eu fiz vários, uns de forma mais intuitiva e outros c/ base em alguma pesquisa... são 23 anos como fã, não dá para guardar tudo na memória.

T5&M: Qual foi a primeira caricatura que você criou? Qual foi a mais difícil?
MG: Acho q a 1a. q fiz dessa série foi a do Girlie Show... essa idéia dela com a bandeira do Brasil entre as pernas no lugar do chicote já era antiga mas até então eu nunca havia desenhado. Com o projeto das camisetas, acabei dando forma à idéia e ganhei impulso para criar as demais. Quanto à mais difícil... não sei dizer, todas tiveram dificuldades diferentes, sobretudo para"chegar na cara da Madonna" de cada fase... pois ao mesmo tempo q é a mesma mulher, parece ser TANTAS diferentes e precisei realmente me aprofundar nesse código visual: formatos e cores de sobrancelhas, contornos ao redor dos olhos e lábios, posturas corporais, etc e tudo mais que faz, por exemplo, a Madonna de Dress You Up uma pessoa e a Madonna em The Power of Goodbye outra completamente diferente... pq essa é a magia da Madonna: ser várias e ao mesmo tempo, apenas uma.




T5&M: Eu notei que algumas versões sofreram modificações, como por exemplo a da Blond Ambition. Você sempre modifica seus desenhos ou só os casos em que você acha que precisa de aperfeiçoamento?
MG: A primeira versão para o desenho da Blond Ambition foi a de LIKE A VIRGIN com o corpete dourado de seios pontudos e o rabo de cavalo usado em alguns shows dessa tour... mas notei q esse visual era mais conhecido pelos fãs "catedráticos" enquanto os cachos loiros já são + clássicos no imaginário até de quem nem é tão fã... então foi esse o critério de mudança no caso desse desenho em especial por ser uma das imagens mais associadas à Madonna no inconsciente coletivo. Para diversificar, acabei criando mais outros 3 momentos dela nesse show q tb são muito emblemáticos (Express Yourself, Holiday e Keep It Together).
Quanto ao aperfeiçoamento, acontece sim... com exceção dos modelos já criados para as camisetas, os novos que venho fazendo estão em processo de criação constante e, como dizia o Oscar Wilde, "O diabo mora nos detalhes".

T5&M: Eu também desenho, e sei como muitas vezes a nossa liberdade poética é mal interpretada. Já ouviu alguma critica por não entenderem as suas propostas artisticas?
MG: Crítica com relação a esse trabalho, nenhuma... até porque foi feito direcionado para os fãs e todos vem curtindo muito, pelo menos até agora.

T5&M:
Quem ( ou o que) voce NUNCA desenharia e quem você ainda quer MUITO desenhar?
MG: Certa vez, na época da adoção do David Banda, vi uma charge que mostrava um bebê negro em forma de bolsa louis vuitton e eu achei isso de duplo mau-gosto tanto pela maldade da associação quanto pelo racismo mal-disfarçado... Tecnicamente o desenho era perfeito, sinal de que o desenhista fez com empenho... provavelmente por não gostar da Madonna.... Como cartunista, eu vejo muita coisa da Madonna com humor e às vezes até de sarro mesmo, mas um desenho desse eu jamais faria pq envolve coisas bem mais sérias.
Quanto ao que vou fazer, pretendo reeditar alguns desenhos e acrescentar personagens essencias na trajetória da Madonna, tb em forma de caricaturas, mas este trabalho será para compor outro formato... talvez um e-book ilustrado ou mesmo impresso.

T5&M: Se você encontrasse a Madonna algum dia e tivesse a oportunidade de entregar um unico desenho a ela. Qual deles voce entregaria?
MG: Acho q ela adoraria ver-se no desenho da "Sticky & Sweet Tour", sentada no trono... bem a cara dela, q só olha para o faz no momento e o q fará no futuro.





Não tem como não ficar fã do trabalho do Marcelo. Além de bem humorado e diverido, seus desenhos são muito bem feitos. Dá vontade de ter todas as camisetas, rsrs. Se voce se interessou em adquirir algum produto feito por ele, entre em contato pelo e-mail:
marcelographics@yahoo.com.br, lembrando que Marcelo não desenha somente a Madonna. Você pode também conhecer este e outros trabalhos, visitando seu orkut!

2 comentários:

  1. Ótima entrevista Ale
    adorei as caricaturas tbm, peguei algumas hehe

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus desenhos da mad!!*-*
    Eu tb faço desenhos mas da britney*-*
    vlew bjos
    + sucesso !!

    ResponderExcluir