quarta-feira, 2 de maio de 2012

AS MAIS BONITAS CAPAS DE DISCO DA MADONNA





 Sempre fui muito ligado a imagens. Não deve ser a toa que sou fotógrafo. Mas, esses dias eu estava lendo vários artigos sobre capas de discos famosas e sobre como algumas delas marcaram as pessoas. Eu mesmo adorava algumas das capas que apareciam nos artigos ( algumas até eram senso-comum) como as capas de ABBEY ROAD dos Beatles, DARK SIDE OF THE MOON do Pink Floyd, NEVERMIND do Nirvana e outras.

Como eu venho do tempo do vinil  e eu realmente vivi essa fase e não só "sabia que existia", eu posso dizer que sofri um pouco quando vi as capas diminuirem de dimensão com o advento do Cd e agora ainda mais, já que as capas ficam restritas a gráficos em iPods e afins. Eu me deliciava com pegar os bolachões na mão, ficar viajando com as capas nas mãos enquanto ouvia o disco tocar. Até hoje continuo apaixonado pelo  vinil e com influencia nos artigos que li, resolvi falar sobre algumas de minhas capas favoritas de disco da Madonna. Resolvi falar de 20 delas. Não por apenas conterem imagens bonitas, mas porque sempre há alguma história, memória ou sentido por trás delas. Vamos lá?

20) CELEBRATION ( Album, 2009)


Quando se falou do lançamento de CELEBRATION, eu pedi a Deus para que o disco viesse com uma capa a altura do que o lançamento se comprometia: Compilar os quase 30 anos de carreira de Madonna em dois cd´s. Mr. Brainwash criou uma ilustração com base na colagem de duas fotos de Madonna e nos deu uma imagem inspirada na cultura pop que não só ficou muito bonita como mostra o poder de Madonna como ícone.


19) EROTICA ( Single, 1992)

O primeiro single do álbum homônimo lançado também em 1992 tinha que reafirmar o conceito do disco. É uma capa corajosa, fora do comum, literalemente usa uma imagem suja e obscura de Madonna e aquilo foi realmente uma grande novidade para os fãs de modo geral. Acho uma das capas mais bonitas dentre os singles da tia.

18) HUMAN NATURE ( Single, 1995)

Esse single teve duas capas. Numa outra versão, foi usada uma foto de Madonna com o figurino do videoclipe sentada numa cadeira. Mas sou muito mais esta capa. Madonna com essa cara de "vagaba", jogada no chão, não perdeu o glamour ou a sensualidade. Ponto pra ela!

17) SOMETHING TO REMEMBER ( Album, 1995)

O que dizer sobre esta capa? Linda! Madonna aparece suave, quase melancólica, exatamente como devia aparecer para a promoção desta coletânea de músicas românticas. As fotos foram feitas para um catálogo de roupas do estilista Gianni Versace e até hoje figuram entre os ensaios favoritos dos fãs.

16) EROTICA ( Album, 1992)

Não é só a capa do single de EROTICA que merece destaque. A do álbum também. Lembro que eu não gostava muito dessa capa quando o disco saiu. Depois que fiquei adulto, entendi a proposta e acho ela maravilhosa. Sexy, instigante, provocativa... bem como a Madonna é mesmo!

15) MADONNA ( Album, 1983)

A primeira capa de disco de um artista, normalemente é uma capa mais básica  e com o passar dos anos essas capas tendem a evoluir e melhorar. Com Madonna, não sem querer, aconteceu um pouco diferente. A capa de seu primeiro LP serviu não só pra mostrar o rosto da cantora de EVERYBODY, como para consoliar um estilo único que surgia. Está tudo al.i: O visual Punk, a maquiagem, as correntes e o olhar tão famoso de Madonna.

14) FROZEN ( Single, 1998) 

A principio, todos vão concordar que essa cpa tem uma das fotos mais lindas já feitas pela Madonna, de repente até mais bonita do que a foto da capa do álbum de onde esse single foi tirado, RAY OF LIGHT. Mas além disso, essa capa capta o espirito do disco inteiro. Mas deixemos de falatório e concentremo-nos apenas  na lindissima foto feita pelo fotógrafo Mario Testino.

13) HUNG UP ( Single, 2005)

Falem o que quiserem mas acho essa foto muito mais bonita do que a da capa de CONFESSIONS ON A DANCEFLOOR. Adoro as poses, adoro as cores. E esse é um disco que eu literalmente compraria pela capa, independente do conteúdo. Ainda bem que, para nossa alegria, tanto imagem como conteúdo caminham juntos no quesito qualidade aqui.

12) WHAT IT FEELS LIKE FOR A GIRL ( Single, 2001)

Adoro as ironias e contrastes que rodeiam este single retirado de MUSIC. Uma música deliciosa, doce, romantica,  que tem um videoclipe violento e agressivo e uma capa "safadinha". Madonna com essa calça super baixa, pose sensual e com a lingua de fora... quem resiste?


 







11) BEDTIME STORIES ( Album, 1994)

Literalmente uma passagem de uma fase pra outra. É assim que vejo essa capa. Saindo de EROTICA e entrando numa nova era mais suave, Madonna abandona os tons pesados e escuros e adota cores sutis a sua imagem, porém, o piercing no nariz e a maquiagem escura mostram que ainda há um pouco da Madonna anterior ali. A capa original era assim, de cabeça pra baixo, mas depois, teve que ser mudada pra não confudir o público.

10) PAPA DON´T PREACH ( Singe, 1986)

Chegamos no meio do pódio. Quando Madonna lançou este single, ela tinha acabado de passar por sua maior  mudança de imagem até então. Agora, de cabelos curtos e platinados, Madonna mostrava glamour e atitude em uma das fotos mais clássicas de sua longa carreira.

09) CHERISH ( Single, 1989)

Simplesmente uma foto linda da Madonna. Nenhuma lenda ou história por trás dessa capa. Somente a beleza de Madonna. E sem dúvida uma das capas favoritas dos fãs. Quem discorda?

08) MUSIC ( Album, 2000)

Ok, Madonna parece uma boneca na capa desse álbum, mas todo o conceito gráfico do disco é maravilhoso e eu adoro quando o conceito inicial do disco segue por toda aquela era. Na fase MUSIC foi assim. Ainda bem que Madonna acertou em cheia nessa fase, nesse look e nessa capa.

07) OPEN YOUR HEART ( Single, 1987)

Acho que a capa de OPEN YOUR HEART é a primeira vez em que a imagem da capa do single se casa com o que é vendido no clipe da música. Como eu adoro esse clipe, não tinha como essa capa não estar entre as primeiras desse ranking. Simplesmente amo essa capa. Talvez uma coisa leve a outra, mas o fato é que ela está aqui no sétimo lugar merecidamente.


06) EVERYBODY ( Single, 1982)

Quem não conhece o mito por trás da capa de EVERYBODY, que não trazia a foto de Madonna na capa simplesmente porque queriam que pensassem que Madonna era uma cantora negra. Imaginem o burburinho que a verdade causou na época. Só por isso, essa capa merecia o primeiro lugar! Mas mesmo não sendo a primeira colocada, a capa de EVERYBODY permanece como sendo uma das mais legais até hoje.

05) ANGEL ( Single, 1985)

Simplesmente LINDA. Simplesmente. Uma das melhores escolhas de foto para capa de single dos anos 80. Não só da Madonna, mas como de todos os artistas contemporâneos dela na época. Amo!


04) SORRY ( Single, 2006)

Adoro closes em capa de disco. Mas esse close é especial. Essa foto foi escolhida entre as fotos que um fã tirou da Madonna num show promocional num clube em Londres. Imagine! Que sorte desse fã. A foto depois recebeu o tratamento gráfico adequado e ficou ainda mais bonita. Agora, pensem nessa capa no tamanho de um vinil... INCRÍV EL!!!



 






03) RAY OF LIGHT ( Album, 1998)/ LIKE A VIRGIN ( Album, 1984)

Um empate técnico! E justo
 O conceito espiritual de leveza, liberdade e movimento de RAY OF LIGHT está nitidamente gravada através da capa desse disco. Uma das mais lindas dentre os álbuns da Madonna. Aliás, todo o ensaio deste disco é maravilhoso!

Já a capa de LIKE A VIRGIN só nos mostra que, já em 1984, Madonna tinha total noção do poder de sua imagem e do impacto que ela podia exercer sobre o público. Vejam essa foto... esse olhar... Madonna nos seduzindo e a gente sem conseguir parar de olhar.


02) LIKE A PRAYER ( Album, 1989)

Gosto mais da história por trás dessa capa do que da foto em si. Segundo biografias, Madonna estaria fazendo referencia a um episódio de sua infancia, onde uma tia sua teria ido visitar sua familia vestida em calças jeans. Rapidamente a mãe de Madonna teria ido até uma estante e coberto uma imagem de Jesus para que ele não "visse" aquela cena, já que mulheres que usasem jeans eram mal vistas naquela época. Além dessa história, o disco vinha "perfumado" com cheiro de incenso, o que transforma a capa de LIKE A PRAYER numa verdadeira obra de arte.



01) TRUE BLUE ( Album, 1986)

E não tinha como ser diferente. Pelo menos para mim, o álbum TRUE BLUE tem a capa mais bonita dentre todos os discos e singles da Madonna. A foto é eterna, classuda, forte e icônica. É não só a minha capa favorita como também a minha foto favorita da Madonna até hoje. Logo que lançado, o disco não trazia o nome de Madonna na capa. Somente a foto, que falava por si só e até hoje fala:  Eu sou um mito. Eu sou a rainha!

Bem, claro que isso tudo escrito aqui é apenas a minha opinião. Existem outras capas que eu amo como as de JUSTIFY MY LOVE,M LA ISLA BONITA, TAKE  A BOW, KEEP IT TOGETHER, MATERIAL GIRL, DON´T TELL ME mas acho que estas que eu escolhi acabam bastante representativas. Cada um aqui tem seu ranking, mas acho que algumas das capas que citei estão entre as favoritas de voces também. Notem que nenhuma capa da fase MDNA foi citada, mas não porque eu não goste, mas porque, como são recentes, ainda estão sendo absorvidas por mim. Ano que vem a gente faz outro ranking pra ver se alguma dessas novas capas entram.

Espero que gostem e que comentem.

Até a próxima!!

UPDATE!!! 

Bom, foi uma escolha dificil, mas meu coração ficou partido por não incluir algumas capas igualmente marcantes para mim. Então, como um tipo de Bônus Track, vou mostrar as outras dez capas que ficaram de fora do post já que minha idéia era mostrar 30 capas por causa dos 30 anos de carreira de Madonna.


21) BAD GIRL ( Single 1993)

Da fase EROTICA, essa talvez seja a mais bonita das capas, mas deixei ela de fora da lista principal porque acho que a capa do single de EROTICA segue mais o conceito do álbum e é mais conceitual. Porém, essa foto de Madonna é muito linda e sexy. O cigarro deu o tom BAD GIRL da foto.

22) MATERIAL GIRL ( Single, 1985)

Sempre achei que esse single merecia uma capa com fotos da Madonna usando o figurino do video, tanto que na minah versão do single aqui pro blog, foi assim que a capa ficou. Mas não consigo resitir a essa foto! Muito bonita mesmo.


23) JUSTIFY MY LOVE ( Single, 1990)

Poser, agressiva, pesada, grosseira, sensual, sexy, clássica, cinematográfica, cult, marcante, safada, chic, sarcástica, irônica, icônica, inesquecível. Tá bom ou quer mais?
24) DON´T TELL ME ( Single, 2000)

Desde que vi essa foto pela primeira vez eu adorei! E quando soube que ela poderia ser a capa do single de don´t tell me eu adorei mais ainda! Gosto mais desta versão mais limpa do que de uma outra que tem uma moldura de feno ao redor da foto. Quando vi a arte do single a primeira vez, achei que os letreiros estavam bordados na camiseta da Madonna.

25) THE FIRST ALBUM ( Album, 1983)

O primeiro disco de Madonna foi relançado no reino unido e em alguns outros países com uma capa totalmente diferente da capa original em preto e branco. A nova capa era colorida, com um ensaio diferente da da versão original, mas que também reforça a imagem que Madonna tinha naquela época. Não tão marcante quanto a versão original talvez, mas com certeza, igualmente bonita!

 


26) KEEP IT TOGETHER ( Single, 1990)

O último single lançado de LIKE A PRAYER tem uma capa ao mesmo tempo simples e forte. Uma foto de Madonna numa pose extremamente feminina, de cabelo chanel e o letreiro grandão servem pra gravar a capa e a música em nossa memória. Tipo, daquei a 10 anos, mesmo não sendo fã, voce verá essa capa e penará: "Ah, eu lemgro dessa foto!"

 27) TAKE A BOW ( Single, 1994)

Sempre acho que a capa do single, se for pra ter uma Still, que seja uma do clipe da faixa em questão. Mas muitas vezes o single é lançado antes do lançamento do clipe, e com isso fica complicado usar uma imagem que teoricamente, não existe. Mas quem reclamaria da capa de TAKE A BOW que usa uma Still tão linda do clipe de SECRET ?


28) NOTHING REALLY MATTERS ( Single, 1999)

É uma capa conceitual e enigmática. Uma capa que faz voce pensar um pouco. Não remete a imagem que temos de Madonna no clipe e só não é uma capa mais bonita justamente por este motivo.

 







29) LA ISLA BONITA ( Single, 1987)

Voce vai reclamar da mistura de cabelo claro e sombrancelha escura. Eu também não gosto muito, mas nessa capa, eu não sei explicar, eu adoro! Simplesmente não consigo achar essa foto feia. Sempre será uma das minhas favoritas!

                                                                                  
30) MDNA ( Album, 2012)

Ok, vou dar uma chance a nova fase de Madonna mesmo achando muito cedo aina. A capa de MDNA é muito bonita, e principalmente a da versão Standard, que eu acho mil vezes melhor que a da Deluxe. Gosto das cores vivas, do lance do vidro... mas vou deixar pra falar mais dessa capa daqui a um tempo ok?


=)


15 comentários:

  1. Ola.
    Hoje não tenho muito tempo para escrever (vêm ai a prova de Mestrado).
    Mas esta muito bem feito concordo com o que foi dito (pelo menos em quase tudo, so trocava a ordem em duas ou três...
    Força...
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Fábio (frsa010671@gmail.com)2 de maio de 2012 às 16:09

    Na minha opinião, a capa de LIKE A VIRGIN ganha de todas! A modelo, a posição em que ela está, o olhar... Tudo é o máximo!

    ResponderExcluir
  3. Fábio (frsa010671@gmail.com)2 de maio de 2012 às 16:11

    Ah, esqueci de citar: Não achei legal a contra-capa do cd RAY OF LIGHT. Podem reparar: A Madonna tá sem bunda!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de todas, porem a versao standart de MDNA me passa uma atmosfera de libertação e de nao to nem ai, q acho incrivel.....

    ResponderExcluir
  5. Então, não quis falar da capa de MDNA pelo motivo que falei acima, mas o fato é que a capa da ediçaõ Standard é muito mais bonita do que a da versão Deluxe! Adoro também as capas dos singles dessa fase atual, principalmente a de GMAYL.

    Ale Sagatto

    ResponderExcluir
  6. Adorei a escolha, só incluiria Confessions on the Dancefloor, Bad Girl e Girl Gone Wild.

    ResponderExcluir
  7. Gostei das escolhas, mas tenho as minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  8. Alessandro, todas que voce falou estão entre as minhas favoritas também! Principalmente BAD GIRL. Mas eu não queria deixar a lista muito grande!

    Ale Sagatto

    ResponderExcluir
  9. Olha... como capas de álbuns são conceituais, diferente das de singles, abordaria o tema em separado,pois pode se cometer injustiças, pois são duas propostas diferentes.

    Mas a iniciativa de tua abordagem foi original!

    ResponderExcluir
  10. Eu também amo a capa de TRUE BLUE, imagino como ficaria um quadro com esta foto.As fotos dos albuns MADONNA e LIKE A VIRGIN também sáo minhas favoritas e eu incluíria a foto do single LIVE TO TELL nesta lista que eu simplesmente acho uma obra de arte!!!

    ResponderExcluir
  11. agora queremos o top ugly!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da seleção das capas, a capa de True Blue é com certeza uma imagem belíssima, ela ficaria no empate com a de Rescue Me(Remixes).

    Agora a capa que menos gosto é do single de Deeper and Deeper.

    ResponderExcluir
  13. eu amei sua seleção Ale
    como também amo seu blog
    eu só quero fazer uma adição a capa de Something To Remember
    eu acho acontra capa mais linda que a foto da capa
    abraços!!

    ResponderExcluir