segunda-feira, 17 de junho de 2013

Entrevista: RCB



Hoje a sessão ENTREVISTAS volta ao blog com um convidado super especial que tem aparecido bastante por aqui e até já se tornou um colaborador forte do Twenty5&More. O Dj RCB ( a.k.a. Rodrigo Cardoso) concedeu com exclusividade uma entrevista para o blog e nos conta aqui um pouco sobre seu trabalho e seus projetos futuros.

RCB sempre se interessou por música e vivia gravando fitas cassetes e tentando fazer montagens de músicas e em 2001 foi que começou a criar megamixes e editar videos. RCB já produziu videos para músicas de Britney Spears, Lady Gaga, Black Eyed Peas, Beyoncé, Chris Brown - de quem ele admnistra um fan-site , o Chris Brown Brasil - e Madonna, claro. Esta é a primeira entrevista Oficial de RCB e na verdade fluiu mais como um divertido bate papo do que como uma entrevista. Confiram abaixo:

T5&M:
Bom, começando pelo óbvio: vc lembra quando foi seu primeiro contato com Madonna?

RCB: O que mais me lembro é que foi na formatura de 2º grau de uma prima, no início dos anos 90. Ela dançou Like A Prayer, eu já gostava de Madonna e saí que nem louco procurando quem tinha o disco pra me emprestar. Pouco tempo depois uma amiga gravou uma fita pra mim do CD, The Immaculate Collection.

T5&M:  Então, Like A Prayer é sua primeira lembrança de Madonna? (Risos). Eu tb começei a ser fã a partir desse single, mas já ouvia antes, tipo, sem saber ou me importar muito sobre quem era a artista que cantava, eu apenas gostava das música... com você também parece ter sido assim...

RCB: Foi o que mais marcou, mas uma tia minha me conta que quando minha mãe estava grávida (83), elas ouviam muito Madonna, acho que tudo começou daí, rs

T5&M: Pois, é, deve ser, rs. mas e quando foi que voce decidiu desenvolver trabalhos com a Madonna?

RCB: Como meu sonho era ser DJ, eu já sabia que no futuro (atualmente) faria remixes e megamixes dela. Nem sabia que existia vídeo remix. Na verdade meus primeiros trabalhos foram com a Britney Spears

T5&M: Mas com a Britney seu trabalho também se direcionava maios pro lado "oficial" ou voce desestruturava mais as musicas? To perguntando isso, porque sempre achei que seus trabalhos com Madonna soavam como materiais oficiais.

RCB:  Sempre puxo tudo que faço para o lado oficial, e demorei muito pra começar a curtir remixes de fãs, pois muitos são terríveis. Mas de um tempo pra cá surgiram pessoas muito talentosas com remixes muito bons.
Em relação aos remixes, minha paixão mesmo são os megamixes e medleys. Também curto muito versões extended, populares dos anos 80.



 T5&M: É que sempre me pareceu que os fãs Dj´s se limitavam apenas a acelerar a música...

RCB: Justamente. No início a maioria apenas adicionava sons e fazia isso.
Meu primeiro remix desse tipo (mudando as batidas) foi de I'm a Slave 4 U, da Britney, em 2001. Só agora voltei a fazer coisa do tipo.

T5&M:  Eu lembro que na década de noventa ouvia remixes oficiais pra singles como Rescue Me, Frozen, Secret, etc.. ai eu ficava sonhando com remixes de musicas antigas como Open Your Heart ou Like A Virgin e quando via, era só aceleração de BPM. Era decepcionante

RCB: Com certeza. Em 2003 fiz meu primeiro mashup, ainda inédito na net. Me Against The Music (Into The Groove Mix) - Era a música com o instrumental de Into The Groove. Não curto mash ups, fiz apenas por diversão.

T5&M: Fiquei curioso por esse mash up, rsrs. Seu trabalho é realmente muito bom, e acredito que por causa disso voce foi parar no projeto REMIXERS UNITED. Como pintou o convite?

RCB: Obrigado! Ao contrário dos outros remixers, eu não fui convidado. Eu contatei o produtor Donny O´Bryan dizendo que queria participar do projeto, mas não com um remix, e sim com um megamix. Mostrei uns de meus mixes, ele amou e aceitou meu pedido.

T5&M: Nem tinha como ele não aceitar, rs. mas o melhor, nesse caso não foi nem ele aceitar seu pedido, mas sim, você ABRIR o projeto!!! Que moral, hein?

RCB: Ele ficou super empolgado! Nossa, quando ele me contou isso, fiquei muito feliz. Foi uma grande responsabilidade, já que era minha estréia. Foi a primeira vez que um remix meu apareceu em um disco.

T5&M: E pra voce o que dá mais trabalho? Videos ou Musicas?

RCB: Megamixes são o que dão mais trabalho, seja a música ou o vídeo, porque envolvem vários músicas, com tempos diferentes. Mas o vídeo é mais fácil, porque quando estou criando o mix, já visualizo como será o vídeo.

T5&M: Dos trabalhos que voce já fez com a Madonna, qual seu favorito?

RCB: Sem dúvida nenhuma, "The Royal Megamix". É um projeto que eu coloquei em mente em 2001, após ouvir o "GHV2 Megamix". Pensei, não é justo não existir um megamix com os singles dos anos 80. Como não tinha material suficiente (acapelas, instrumentais, etc) fui adiando, até que em 2007 fiz um demo de 4 minutos. Só em 2011 comecei a trabalhar sério mesmo na construção desse megamix, que ia se chamar "The Immaculate Megamix". Dos meus trabalhos foi o que mais levou tempo pra ser feito.



T5&M: Eu adoro aquele megamix! E realmente não conheço um fã sequer que não goste!

RCB: Obrigado!

T5&M: Agora duas perguntas dificies: 1) Qual musica da Madonna que voce gostaria de remixar oficialmente? Pode ser antiga...

RCB:  Nossa, essa é difícil mesmo... Oficialmente, deixa eu pensar... Dress You Up. Me arrepio todo só de pensar na música.

T5&M: Sério? Amo essa música. Tá no meu Top10! Qualquer dia faz um remix não oficial mesmo, rsrs

RCB: Para mim ela é uma das faixas mais fortes do meu disco favorito da Madonna, "Like A Virgin". Até hoje não me conformo de ela não ter clipe. Com certeza farei! Tenho pensado em algumas coisas.

T5&M: Agora a outra pergunta: Qual música que você não gosta e não sente vontade de remixar?

RCB:  Olha, eu não sou muito fã de músicas que não viraram singles. Mas não é porque elas não viraram singles, e sim porque muitas vezes não são tão fortes. Uma música que eu não remixaria... Nobody Knows Me. Gosto da letra, mas acho ela meio irritante.

T5&M: Pra finalizarmos queria que voce falasse um pouco sobre o seu site Madonna Treasure



RCB:  Ah, esse é um projeto antigo que infelizmente não deu certo, pelo menos por agora. Eu amo raridades, então resolvi criar um site diferente dos fã sites comuns. Seria um site especializado em raridades dela, daí o nome Madonna Treasure. Trabalhei por quase 2 anos no site, lancei junto com o álbum MDNA, e dois meses depois, vi que não ia dar conta, porque não podia abandonar projetos que eu ja cuidava. Eu quis esperar o momento perfeito, quando me dei conta, era tarde demais. Talvez eu dê um jeito nisso no futuro.

T5&M: e por fim, de verdade, os fãs de Madonna e visitantes do Twenty5&More poderão esperar algo especial vindos de RCB pras comemorações dos 30 anos do album MADONNA?


RCB: Com certeza! Mas não contarei ainda. Será uma surpresa. O que posso contar é que remixarei "Get Up" para o álbum Remixers United 4 e que provavelmente ano que vem lançarei um álbum inteiro com remixes meus, da Madonna, lógico.

T5&M:  Nossa, que ótimas notícias!
Rodrigo, eu queria agradecer por me conceder essa entrevista que mais fluiu como uma divertida conversa
Obrigado mesmo por ceder seu tempo e por me dedicar certa exclusividade com alguns de seus projetos
Fico muito feliz em tê-lo na minha "equipe", pois sou seu fã!

RCB: Eu que agradeço, foi um prazer, também sou seu fã.


_________________________________________


Foi uma longa porém leve entrevista. Espero que vocês tenham gostado. E aguardem novidades em parceria do Twenty5&More e de RCB para logo logo! 

Um abraço!



2 comentários:

  1. É MUITO ENGRAÇADO COMO AS COISAS SAO PARECIDAS, COMIGO FOI HOLIDAY, OUVI A MUSICA E DISSE QUERO ESSE DISCO!!!, DEPOIS DISSO FOI UMA CRECENTE NA MINHA VIDA, MÚSICAS, VIDEOS...HOJE NAO VIVO SEM O SOM DESSA MULHER..., UM BEIJAO A TDS!.

    ResponderExcluir