segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em Defesa de HARD CANDY



Tem tempos que venho ensaiando escrever este texto. Acho que chegou a hora e queria que todos vocês lessem.

Em abril deste ano, o álbum HARD CANDY da cantora Madonna completa quatro anos de seu lançamento, mas continua gerando comentários. Naturalmente comparado com seu sucessor, o atual MDNA, o disco tem gerado um monte de críticas e comentários negativos, a seu respeito, que eu sinceramente, não entendo porque.

Obviamente, cada pessoa tem um gosto particular e uma predileção por determinado álbum. Eu mesmo nem incluo HARD CANDY como um dos meus álbuns favoritos, mas não consigo entender porque tanta gente, de uma hora pra outra começou a denegrir o álbum e apedrejá-lo. Venho notando essa tendência crescer e HARD CANDY virou um parâmetro de má qualidade entre os próprios fãs e eu sinceramente, acho um exagero e me pergunto até onde esses comentários são verdadeiros por questões de gosto, ou se são, com o perdão da liberdade de expressão,“Maria Vai-Com–As-Outrismos”.

Vamos falar dos problemas que eu encontro em HARD CANDY. O disco foi produzido e lançado nos últimos anos de contrato de Madonna com a gravadora Warner e isso o fez soar como uma “obrigação” da cantora com a empresa. Madonna não parecia se importar nem um pouco com o disco, pois quase não o promoveu. Deu apenas algumas entrevistas e fez três pocket-shows promocionais. Logo em seguida, saiu em turnê com a STICKY & SWEET TOUR, cuja maioria do repertório é formado por faixas de HARD CANDY e isso “apertou” ainda mais a promoção do disco, que só gerou 3 singles ( sendo que, MILES AWAY, o último deles, foi lançado de maneira desleixadíssima) e dois videoclipes ( o terceiro deles, uma edição de imagens ao vivo do DVD da turnê foi lançado SEIS meses depois do lançamento do single) e então, Madonna parecia estar mais focada em seu show do que em seu então novo disco, mesmo tendo sido capa de várias revistas na época. Um ano depois, a coletãnea CELEBRATION e os singles retirados dela, receberam o mesmo tratamento ou ainda pior.

Mas ai você compara a atual fase MDNA, onde Madonna deu poucas entrevistas ( uma no facebook e uma “Twittada” , não fez nenhum show promocional, e nem aparição em TV ( exceto o Superbowl – que compensou todas as outras faltas) e nem capa exclusiva de revista foi e se pergunta: porque MDNA parece tão melhor do que HARD CANDY? Eu acho que a resposta se encontra exatamente no “Fator Madonna”, que está muito mais presente no disco novo do que no anterior. Produzido por Justin Timberlake, Timbaland e Pharrel Williams, HARD CANDY soa pouco como Madonna e talvez isso faça com que muitos fãs desgostem do disco. Mas alto lá: Madonna sempre se arriscou em sua carreira e se ouvirmos seus discos individualmente vamos ver que todos são bem diferentes um do outro, mas de certo modo fazem uma ponte entre si. HARD CANDY também “desliza” porque foi moldado a uma sonoridade comum naquele período, sem criar nenhuma tendência como álbuns como RAY OF LIGHT ( 1998) ou EROTICA ( 1992) fizeram, mas que ao mesmo tempo era uma sonoridade bem ‘pasteurizada” e que parecia estar saturada. Outra coisa muito importante em TODOS os trabalhos de Madonna e que ficou confusa na fase HARD CANDY é que sua identidade visual meio que se perdeu. Por exemplo: Em discos anteriores, Madonna adotou uma persona para apresentar a seu público: Cowgirl, Guerrilheira, Dancing Queen – que realmente se perdeu em HARD CANDY. A principio a idéia de boxeadora foi aclamada pelo público, mas não passou de alguns editoriais antes do lançamento do disco e da capa do álbum. Tempos depois, essa boxeadora ressurgiu magnificamente num backdrop para DIE ANOTHER DAY em sua turnê mudial. E só. Até mesmo a capa e o encarte do CD ficaram com uam arte desprezada pelos fãs, ainda mais depois de revelado qual seria o conceito original da capa do disco.

Porém HARD CANDY tem pontos muito altos sim. Lembro de muitos fãs que aclamavam o disco assim que ele saiu, postavam fotos com o disco na boca como se fosse uma bala, algumas criticas da imprensa muito favorarveis elogiando o novo trabalho da rainha do pop e hoje, muitos desses fãs renegam o disco. Faixas comoBEAT GOES ON, MILES AWAY, SHE´S NOT ME, HEARTBEAT, GIVE IT 2 ME, 4 MINUTES ou DEVIL WOULDN´T RECOGNIZE YOU são ótimas músicas e “cresceram “ ainda mais no conceito depois de performadas na tour. Eu mesmo só não gosto de 2 faixas das 12 do álbum: SPANISH LESSON ( que ganhou mais pontos depois do show) e a péssima INCREDIBLE, mas dai a dizer que o disco é ruim, acho um exagero sem tamanho. O único pecado do disco ao meu ver é realmente conter pouco do “Fator Madonna” como estávamos acostumados a ter em outros lanaçmentos. Mas a partir do momento em que a música casa com a imagem, seja ao vivo ou em clipes ( como 4 MINUTES, que nada tinha de Madonna até que vimos o clipe e a música foi “devolvida” a ela), as coisas mudam não é interessante?

Toda essa minha reflexãogira em torno dessas opiniões que fazem em torno do disco. MDNA acabou de ser lançado e aclamado quase que unanimemente, ao menos por toda a imprensa relevante no meio musical e de cultura pop. Mas assim como aconteceu com HARD CANDY, será que os fãs que hoje elogiam, vão critica-lo amanhã? Lembrem-se que em 2008, HARD CANDY bateu recordes de venda em seu lançamento (mais de 280 mil cópias ) e que foi um dos álbuns mais vendidos naquele ano. Então, acho que a gente devia parar de criticar um disco que não é brilhante como LIKE A PRAYER, mas que nem de longe é ruim como dizem. Acho que o momento em que o disco foi feito, talvez não tenha sido o melhor ( divórcio, saída de gravadora, novos ídolos pop surgindo) e os frutos do amadurecimento dessa fase se refletem em MDNA, assim como aconteceu em outras fases onde Madonna colocou em seu disco, tons de autobiografia. Talvez, os melhores momentos das cantoras pop apareçam mais depois que elas sofrem e retratem sua dor e/ou revolta em seus álbuns. Talvez, HARD CANDY seja “percebido” tardiamente como foram EROTICA ou AMERICAN LIFE ( muito atacados na época de seus lançamentos). Talvez a gente dance GIVE IT 2 ME todos os dias daqui por diante ou talvez não. O fato é que o “Doce Duro” de roer de Madonna, continua gerando discussão, mesmo quatro anos após sua fabricação, o que realmente atesta que Madonna mesmo quando não aparenta querer, se torna “Grudenta e Doce”.

Sei que a leitura pode ter sido um pouco longa demais, mas eu precisava muito falar sobre isso. É apenas uma opinião sobre uma coisa que anda me incomodando muito. Obrigado por lerem!

16 comentários:

  1. Olá, olá
    Sendo fã da Madonna a já algum tempo (desde dos inícios), concordo com tudo o que foi dito.
    Opinião pessoal, por isso não pode e nem deve ser criticada (cada um têm seus gostos), claro que o MDNA é o álbum que mais ouço neste momento, mas também não será o meu preferido, assim como HARD CANDY, possui músicas de que gosto mais do que outras “Miles Away” ou Give it 2 me (sobretudo um dos remixes), entre outras são as minhas favoritas e o álbum no seu conjunto não acredito que possa ser considerado mau, não, não. Não.
    O “American Life” é uns dos meus preferidos mesmo se é muito criticado.
    É como tudo na vida, nova era, nova fase novo álbum é querer para ver. Se for aclamado uns dos melhores álbuns pela crítica (especializada) melhor, senão também não me faz qualquer diferença pois já tenho a minha opinião semi-formada sobre este álbum (pois ainda estou a saborear cada música).

    Até..
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Ale. Sou um dos que acha HC um dos piores da Madonna. Não vejo a identidade de Madonna nesse trabalho. Não pelo fato de não tê-lo divulgado bem que não gosto. Existem músicas legais? Sim, mas muitas bem ruins como "INCREDIBLE".MDNA tem mais de Madonna do que HC. HC foi feito pra agradar o povo norte-americano só isso! Que boma que ela voltou...não paro de ouvir MDNA e amo Turn Up The Radio!

    ResponderExcluir
  3. Então meninos, como eu disse, o problema de HC realmente está no fato de que o ingrediente Madonna está faltando. Talvez se Madonna tivesse promovido ele muito mais, ele fosse mais aceito. Mudanças de estilo são sempre testadas por Madonna, mas sem aparições promocionais, fica dificil fazer com que o disco "desça". Veja como ela performou muito na época do AMERICAN LIFE, uma fase em que ela arriscou muito. O disco também não agradou muito, porém anos depois ele já era cultuado pelo público. Eu adoro AMERICAN LIFE, mas também adoro HC.

    Ale Sagatto

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, o MDNA é muito menos Madonna que o Hard Candy.
    O álbum é uma salada de estilos tão confusa, que dá dor de cabeça.
    Se em HC a boxeadora aparecia poucas vezes, em MDNA não existe personagem alguma, identidade alguma.
    Não consigo entender MDNA.
    HC foi feito pra agradar e divertir os EUA, mas e MDNA?
    É estranho demais os altos e baixos do CD, as agitações cítricas (Turn Up The Radio) se tornam infantis (GMAYL) pra depois virarem melancólicas (Falling Free).
    Muito confuso.
    Prefiro a alegria e coerência do Hard Candy. Mil vezes.

    ResponderExcluir
  5. Ale, corrige o número de cópias vendidas de Hardy Candy, quem dera fossem mesmo 280 milhões de cópias, teria vendido 7 vezes mais que Thriller do Michel Jackson! Kkkkkk Fora isso Hardy Candy é um bom disco, 4 minutes um hit, e a maioria que se diz fã é apenas "maria-vai-com-as-outras" mesmo. A única coisa que não engulo em Hardy Candy é arte gráfica da capa, do encarte do CD (a pior de todos os tempos!), fosse uma capa em branco faria mais bonito. Mas, é aquilo, Madonna é uma artista de personalidade com fãs sem muita personalidade. Se Madonna não fica com uma música pelo menos no top 10 da Billboard, os fãs acabam matando qualquer trabalho dela. Eu não ligo para chart algum, acho que não passa de politicagem (vide a era American Life) e curto Madonna pelo simples fato de ela ser Madonna. Agora essa discussão toda, com perdão da expressão, é muita viadagem pro meu gosto. Hardy Candy é um disco de qualidade mesmo seguindo as tendências da música pop do momento em que foi lançado. Aliás, seria mesmo algum disco da Madonna inovador, ou a gente que não ouve pop europeu e mesmo americano, hein? O que importa é música bem feita.

    ResponderExcluir
  6. Vamos lá para mim nenhum trabalho é igual ao outro, há fases e fases e todas são válidas principalmente porque acho que na era MDNA a cantora procura pelas suas origens o que a faz se confundir muito com suas cópias, sabemos que ela é única, mas sinceramente Girl Gone Wild na musica sua introdução lembra e muito Born This Way, o video então é como uma reedição de algum trecho de Alejandro, acredito que ela deveria seguir a linha que sempre manteve com músicas impactantes e dançantes, pois por mais que se esforçasse em caracterizer Hard Candy como Black Music o album passou bem longe dessa proposta e se tornou extremamente dançantes, principlamente pelo fato de ter deixado algumas músicas que conhecemos de fora como Broken... No MDNA há algo de diferente não se sabe bem qual a proposta aqui, temos dance, temos love, temos anos 60, temos colegial, temos até parabéns pra você renovado..... Acredito que ela não precise voltar às suas origens como penso que quis fazer no vide de Girl Gone Wild, pois ela é superior a tudo, tem seu público e pra mim Hard Candy é um maravilhoso albúm onde se consegue escutar todas as faixas na integra sem pular nenhuma.......

    ResponderExcluir
  7. Ok. O nome do disco é Hard Candy, mas Hardy até que ficou bom... numa tradução livre, Doce Ousado!!! Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Girl Gone Wild lembra Born this way na introdução???? Do quê??? Do vídeo???? Da música???? Do lexotan que você tomou???? Nossa, assim você me mata!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale!

    Em primeiro lugar parabens pelo post, Adorei! Ale eu adoro GIVE IT 2 ME, sabe aquelas musicas que vc gosta tanto que põe o som pra ficar repetindo ela... pois bem eu adoro, eu me tornei fã de madonna no final da era Confessions on a Dance Flor, e quando saiu Hard Candy, pra mim acompanhar madonna era algo muito novo entao nao tive esse "tic critico" com relação ao album.

    DEVIL WOULDN´T RECOGNIZE YOU tem um significado bem forte pra mim, uma caracteristica que as musicas tem de personificar alguns sentimentos pessoais.

    Com certeza MDNA tem um som diferente de HC mas cada um tem sua identidade propria, e so pra finalizar MILES AWAY e CANDY SHOP sao mega ultra dançantes e legais.

    Jânio - TO


    P.S.: GGW semelhança com Born this way ?, nao acho que tenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale... então, concordo em muitos pontos com vc... Não tem como não lembrar de American Life (eu acho um ótimo album), não meu preferido, mas um album que depois de algum tempo, depois de todo o "auê" que se cria, vc começa a "degusta-lo", com HC eu inicialmente me peguei nas 6 primeiras faixas, depois de algum tempo e até mesmo depois de ir ao show, comecei a ver HC com outros olhos, hoje me pego escutando músicas que antes não eram as minhas preferidas, e que agora eu acho o máximo!!! De vez enquando eu pego meus CDS, desde o Like Virgin, e escuto com calma, sem julgar nem nada, e olha, me pego apaixonada por faixas que ficaram tão quietinhas na carreira da tia, e me pergunto Por que? hehehehe
    É sempre isso que acontece Ale, sempre quando sai um material novo é assim. Lembro da epoca do COAD que tinha gente que me falou que não gostou do album e blablabla, e hoje fala que é o melhor album da Madonna!!! Enfim, o MDNA tem muitas referencias, muito de madonna, muitas críticas, mas antes de mais nada é um material novo, que veio para fazer o que a nossa Diva mais gosta, provocar!!! Um beijão
    Ana julia guiz

    ResponderExcluir
  11. Bem, sem querer ser pleonásmico, cada um se afiniza mesmo com a obra que lhe caiba_ seja essa afinidade por gosto pessoal, por dialogar com emoções conhecidas por nós e a que somos apegados de alguma forma ou outra qualquer_ falar da Madonna e comparar uma fase com outra, chega a ser parecido como comparar banana com abacate (apesar de frutas, são completamente discrepantes)...
    Ok, sei que muita gente não está entendendo meu comentário, que é meio hermético e rebuscado mesmo. Em língua de gente, as pessoas geralmente parecem não ter senso crítico próprio ao falar de Madonna. Se alguém mete pau em um album seu, ainda que quem tenha ouvido o comentário não tenha ouvido o CD em si, propaga o comentário, de acordo com o senso comum.
    Quem me conhece, sabe de cor que sou fã incondicional do album EROTICA (que foi alvejado pela crítica na época e sofre reflexos disso até hoje) e minha música favorita é RAIN_ o que não me condiciona a gostar apenas desse trabalho em específico.
    E apesar de não gostar de tudo o que Madonna faz, apenas por ser a Madonna, acho que o "HARD CANDY" teve pontos altos, sim, apesar da divulgação e apresntação gráfica ruins_ e "MDNA" tem a cara da Madonna sim, como se fosse uma mescla dos diversos estilos que ela ja apresentou ao longo do tempo. Até sua voz, em alguns momentos, lembram seus trabalhos nos anos 80 e 90. Mas enfim, é uma opinião minha.

    ResponderExcluir
  12. Acho o Hard Candy mediano, mas com algumas faixas que gosto demais. Candy shop, She´s not me, Heartbeat, 4 minutes e Beat goes on. Basicamente as produções de Pharrell Williams. Se bem que ele também é o responsável pela terrível Incredible.
    Nunca gostei muito de Give it 2 me, mas o resultado ao vivo ficou ótimo. O restante é fraco.
    A loura conseguiu trazer para o seu universo o hip hop atual. O que esperavam que ela fizesse? Hip hop de raiz, do "ghetto"? Outro Confessions?Um dos grandes méritos de Madonna é sempre estar antenada com o que está acontecendo, procurar trabalhar com os melhores desse estilo/movimento/área/whatever, absorver e transformar com sua personalidade musical.
    A única coisa que realmente acho dispensável no álbum é a capa. Muito feia!

    ResponderExcluir
  13. Também tenho ouvido esses disparates sobre o Hard Candy e não entendo. Eu adorei o álbum na altura e continuo a gostar. Concordo com praticamente tudo o que foi dito aqui (também não gosto de Spanish Lesson, não entendo sequer que raio de música é aquela e não a esperava na tour). Heartbeat, Give it to me para mim são hinos. O resto é histórias da treta.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com vc.............Hard Candy não é ruim........mas também não é bom.........e sim razoavel....falta algo no disco...algo mais madonna, algo inovador.....como ela sempre foi.....e musicas como 4 minutes, give it 2 me e miles away....se destacam.....sendo as melhores as mais proximas do teor madonico...kkk......e MDNA...... é otimo......mas tambem não é o melhor......mas é na minha opinião superior a Hard candy.....e tambem vai d pessoa pra pessoa....com o gosto d cada um....

    ResponderExcluir
  15. Eu sinceramente adorei o álbum. Todas as musicas tem seu lado positivo e negativo, mas como já foi dito vai do gosto das pessoas e eu adorei o album inteirinho.

    ResponderExcluir
  16. Hard Candy tem um lugar especial no meu coração. Sem mais para o momento meretíssimo.

    ResponderExcluir