sábado, 6 de julho de 2013

MADONNA - THE FIRST ALBUM : 30 Anos!





No dia 27 de Julho de 1983, chegaria ás lojas do mundo inteiro o primeiro disco daquela que anos depois seria eleita a Rainha do Pop. O disco não recebeu muito incentivo da gravadora a principio, pois a artista era uma novata metida a estrela e que tinha um "som" que não combinava com sua imagem. MADONNA, o álbum, teve que ser reformulado algumas vezes para que saisse do forno.

Tudo porque o produtor executivo do álbum , Reggie Lucas, estava trabalhando no álbum de modo diferente do que Madonna havia proposto. Assim sendo, Madonna levou o disco produzido por Lucas a seu amigo e namorado John Jellybean Benitez, que remixou o álbum todo, deixando-o como Madonna o idealizara.

Quando o álbum saiu, pelo menos 3 músicas dele já rolavam nas festas e Clubes da época: EVERYBODY, BURNING UP e seu lado B, PHYSICAL ATTRACTION. Mas foi com o terceiro single, HOLIDAY,  que o álbum ganhou as massas e fez a escalada de Madonna ao sucesso ser mais rápida do que todos esperavam. O disco na época foi considerado como apenas mais um disco de música pop, mas anos depois foi considerado como um dos álbuns mais importantes dos últimos tempos, apesar de não ter alcançado gigantescas vendas. Esse disco foi que apresentou a imagem de Madonna para aqueles que não viam seus videos ou perfromances na Tv ou clubes.


Em Agosto de 1985, o disco foi relançado fora da America do Norte com uma nova capa e agora entitulado de THE FIRST ALBUM, mas como o mesmo tracklist. Esta versão do álbum é mais rara de se encontrar, apesar de originalmente ser mais recente. Mas como não teve tantos relançamentos como a primeira versão, acabou se tornando meio que um item de colecionador.

O disco produziu cinco singles, todos com relativo sucesso:


EVERYBODY - foi lançado em Dezembro de 1982. A capa do single tem uma história maravilhosa, onde, por não querer confudir o público, a gravadora decidiu lançar o single sem a foto de Madonna na capa. Na minha opinião, é uma das capas mais legais da careira dela.


http://youtu.be/cOqr_x_9fMc


Um video clipe foi lançado pra promover a música. Nele, Madonna e seus dançarinos se apresentam em uma boate, cheia de fumaça. O custo do video foi de 1500 dólares. O video nunca foi lançado comercialmente em nenhum Home Video de Madonna.



BURNING UP - Foi o segundo single, lançado em Março de 1983 e tinha uma sonoridade mais "branca" do que a faixa lançada anteriormente. Recebeu maior atenção por parte da gravadora e saiu em duas versões diferentes.

 http://youtu.be/pufec0Hps00

Ganhou também um video clipe mais bem produzido que pode ser visto nas coletãneas em video MADONNA, de 1984 e CELEBRATION de 2009. O lado B do single, PHYSICAL ATTRACTION também se tornou uma queridinha dos fãs.




HOLIDAY - sem dúvida, o grande hino deste álbum e talvez da carreira de Madonna. Foi lançada como single em Setembro de 1983. Apesar do sucesso que a faixa alcançou, ela não tem um video clipe oficialmente lançado. Originalmente, o videoclipe foi produzido em um cenário rosa e laranja, onde Madonna, seu irmão Christopher e sua amiga Erica Bell (que mais tarde estariam também em LUCKY STAR) ficam dançando, a música inteira. No fundo, aparece um homem de pijama, que estava dormindo, mas acorda e observa os três dançando.

 http://youtu.be/M7CREcynJqQ

No entanto, o clipe foi considerado de péssimo gosto e parece que nunca foi divulgado nos canais de videoclipes da época. Nem mesmo aparece em nenhuma coletânea de videoclipes em VHS/DVD. Nessa época foi usada como videoclipe uma performance de um programa de TV chamado "Top of the Pops" (janeiro de 1984).




LUCKY STAR - foi lançada em Novembro de 1983 e serviu para consolidar ainda mais a imagem de Madonna. O single é delicioso e consegiu numeros mais altos que os singles anteriores, bem como criticas. O video clipe, embora simples, serve pra vender Madonna como nenhum outro. Tudo que ela queria mostrar estava ali: Musica, Dança, Visual, Sensualidade...

http://youtu.be/ThHz9wlBeLU

O video ganhou duas versões: Uma mais longa e outra mais curta, porém todos com o mesmo conceito: Madonna e dois dançarinos atuando em um cenario todo branco.




BORDERLINE - Lançada em Fevereiro de 1984, se tornou um grande sucesso. Foi a primeira música de Madonna a entrar no Top 10 da Billboard. O videoclipe é super produzido e tem até uma historinha. A esta altura, Madonna já estava se tornando uma febre e o que viria pela frente seria só mais e mais sucesso.

http://youtu.be/rSaC-YbSDpo


Este é um pequeno resumo sobre o THE FIRST ALBUM. Todos os fãs conhecem muito bem essa história, mas eu queria dar um start nessa festa preparando o terreno pra os outros pots dessa maneira.

Ainda hoje teremos mais um post sobre este álbum. Fiquem de olho! A festa está apenas começando.



2 comentários:

  1. Este post foi perfeito Ale, vc fez da forma que gosto, bem explicado, e tbm detalhe de cada single, foi esse o detalhe que me ganhou!!! Parabéns, adorei!

    S. Abreu

    ResponderExcluir
  2. Álbum sensacionalíssimo, não só da carreira da loura, mas também da música pop. Foi um dos primeiros vinis que ganhei na vida e um dos meus favoritos de Maddy Madge (só perde para o Ray of light).

    ResponderExcluir