quinta-feira, 10 de agosto de 2017

THE MADONNA TREASURES Volume 2






Oi gente!

Seguimos com o projeto THE MADONNA TREASURES, que a cada semana terá um novo volume lançado aqui e no Holiday Share, meu parceiro nesse projeto. Nesse segundo volume já temos musicas gravadas e algumas descartadas quando Madonna já era famosa, digamos assim.

O disco abre com 4 demos de faixas relacionadas ao primeiro album de Madonna, incluindo AIN´T NO BIG DEAL, que todos sabem, acabou não entrando no disco. Aqui temos a versao Demo de como a faixa seria gravada pra o primeiro disco, não a Demo do volume anterior, completamente diferente. BORDERLINE e LUCKY STAR aparecem aqui inacabadas, com bastante elementos diferentes, incluindo vocais. Mas a Demo mais "crua" das 4, sem duvida é a de PHYSICAL ATTRACTION. Sempre acho muito interessante ouvir versões Demo e imaginar seus processos de finalização.

BURNING UP mais uma vez aparece no projeto em sua versão alternativa, famosa por ter sido incluida unicamente na prensagem em vinil do álbum. Quando foi lançado em Cd, o disco trouxe a versão do video no tracklist. Eu sei que CRIMES OF PASSION foi feita por volta de 1981/1982, teoricamente para o primeiro disco de Madonna, mas sempre achei sua sonoridade mais proxima do que foi lançado no álbum LIKE A VIRGIN, por isso, ela aparece entre as demos do primeiro e segundo disco. É uma das melhores faixas náo lançadas por Madonna. Outra velha conhecida de nós fãs é SIDEWALK TALK, primeira colaboração de Madonna com outro artista, no caso Jellybean Benitez, a aparecer nesse projeto. Madonna aparece cantando alguns trechos da faixa e sua voz é facilmente identificada na canção. A versão Demo de STAY incluida nesse volume era uma completa novidade pra mim e essa sim, é uma versão demo da musica como a conhecemos no álbum LIKE A VIRGIN e tem alguns trechos bem diferentes da versão que conhecemos.

Outra colaboração de Madonna com outros artistas é a musica PROMISES PROMISES feita com a banda Naked Eyes. A faixa aqui aparece em sua versão 12" Mix, um remix de John Jellybean Benitez, que logo tratou de incluir vocais de sua namorada na musica. Madonna pode claramente ser ouvida a partir de 4:48. Outra demo indispensavel é a de INTO THE GROOVE, que de tão boa foi inclusive, usada no filme PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE no lugar da original pois a mesma não estava ainda finalizada.

THE MADONNA TREASURES Volume 2




EACH TIME YOU BREAK MY HEART é também bem famosa, pois foi descartada por Madonna ( que a incluiria no album TRUE BLUE, embora eu ache ela mais "encaixada" em LIKE A VIRGIN), mas foi gravada posteriormente pelo cantor Nick Kamen com Madonna nos backing vocais. Aqui voces tem a versão descartada por Madonna. Kamen inclusive não aproveitou só essa demo não. Madonna também descartou de TRUE BLUE a faixa TELL ME e deu pra Nick gravar, partcipando também dos vocais. Aqui temos a versão Extended da faixa que conta com uma boa parte cantada somente por Madonna que depois foi usada por fãs e transformada numa versão fake solo da Madonna. A tal parte começa em 4:33.

LOVE MAKES THE WORLD GO ROUND também tem uma demo bem legal, que claro, tinha que ser incluida aqui. Lembrem que essa faixa foi apresentada pela primeira vez ao vivo no LIVE AID em 1985, um ano antes do lançamento de TRUE BLUE, album do qual a faixa final faz parte. Já chegando no final desse volume, temos outra colaboração, a quarta desse volume: SCHERAZADE é uma canção de Peter Cetera produzida por Patrick Leonard e lançada em 1988 e traz Madonna nos backing vocais sob o codinome de Lulu Smith e por fim, a cançao natalina SANTA BABY que acho que todo fã conhece, né? A faixa foi gravada por Madonna e lançada em 1987 na coletânea A VERY SPECIAL CHRISTMAS.

Bom, espero que estejam gostando dessa viagem... é impressionante o numero de faixas como essas... uma fonte que não para de brotar!

Até breve!

=)

3 comentários:

  1. Engraçado, eu vi (ouvi rs) pouca diferença nessa demo de Stay, só a falta de alguns vocais. Tem mais coisa que eu deixei passar?

    ResponderExcluir
  2. Tiago, Demos são isso mesmo. Na maioria das vezes são versões "inacabadas" outras vezes são versões primitivas e compeltamente diferente da versao final. Essa Demo de Stay realmente tem partes vocais diferentes, mas lembre que pra chegar na versão final e inclusive passar por esta versao, STAY já foi duas demos diferentes: DON´T YOU KNOW e STAY, gravadas em 1981 e publicadas no volume 1 dessa serie.

    ResponderExcluir
  3. A Stay de 81 eu conhecia, acho uma graça, aliás rs

    ResponderExcluir