quinta-feira, 2 de março de 2023

RAY OF LIGHT - 25th Anniversary Edition

 



Oi gente!

Hoje, dia 03 de Março, o álbum RAY OF LIGHT completa 25 anos. Voces devem ter visto algumas pessoas comemorando antes, ainda em fevereiro, mas eu confesso que essa informação, desse jeito, pra mim é algo novo. Vi essa movimentação por volta de 2016, antes disso, e desde sempre, sei que o aniversario do álbum é dia 03 de Março.







Eu vi RAY OF LIGHT nascer e lembro de nas entrevistas da época, Madonna se referir a data 03/03 como algo cabalistico e por isso gravei essa data com tanta certeza; Mas enfim, essa discussão não é o foco do post, rs. Em 2018, quando o álbum fez 20 anos, eu lancei aqui uma edição comemorativa muito especial com dois discos e muitos remixes. Como essa edição é muito boa, eu resolvi que no aniversario de 25 anos, ela voltaria ao Blog com um disco extra cheio de material inédito aqui no blog. Antes de falar desse terceiro disco, vamos relembrar o que tem nos outros dois.






Bem no disco 01, versões mais próximas das originais mas com toques diferenciados. Algumas são até bem diferentes como o remix de NOTHING REALLY MATTERS ou o de RAY OF LIGHT mas tudo meio que mantém o espírito "clássico" do álbum. Os remixes são assinados por nomes como Peter Rauhofer, Dens54, Dubtronic, Idaho, Marco Sartori, Lukes e muitos outros. Todas as faixas do álbum original aparecem aqui.






No disco 02, a pegada é outra: Os remixes são mais diferentes e desconstruídos, repaginados e atuais. É uma experiencia completamente diferente do disco 01. E ainda tem um megamix MARAVILHOSO do Julio Skov. Os outros remixes são assinados por nomes como Cleo Nasser, Victor Calderone, Dikkie, Sasha, Ornique e outros. Neste disco, temos 11 faixas. Algumas musicas do alinhamento original ficaram de fora como CANDY PERFUME GIRL, SHANTI, LITTLE STAR, TO HAVE AND NOT TO HOLD e MER GIRL, mas em compensação, HAS TO BE aparece aqui além de FROZEN aparecer com dois remixes.





A grande novidade desta edição é o disco 03. Ele traz 14 faixas nunca publicadas aqui antes. Os remixes são recentes, lançados no periodo de um ano e são muito bons. Neste disco há um mix maior de estilos, tendo remixes bem dançantes e  mais pro final da audição, remixes mais calmos.

RAY OF LIGHT - 25th Anniversary Edition DISC ONE

RAY OF LIGHT - 25th Anniversary Edition DISC TWO

RAY OF LIGHT - 25th Anniversary Edition DISC THREE






Ainda falando do disco 03, ele já abre com o aguardado e super inédito megamix do RCB, que já se tornou presença obrigatoria em edições comemorativas aqui no blog. O megamix tarz 13 minutos e é simplesmente incrivel, como tudo que esse rapaz cria! A sequencia segue a ordem original do álbum com um remix de DROWNED WORLD assinado por Henema. Essa faixa ainda aparece em outro remix muito bom assinado pro Arihlis. SWIM aparece aqui num remix bem experimental de Peter and The Blue ( adoro o trabalho dele ou deles ) e Dubtronic claro, não podia faltar, assinando tres remixes : RAY OF LIGHT, SKY FITS HEAVEN e THE POWER OF GOODBYE. Essa ultima faixa inclusive aparece 3 vezes em versões muito diferentes. Além do remix de Dubtronic, temos um mais animadinho assinado por M-DimA e outro dramatico assinado por MusicInferno. Esse remix foi usado num video promocional da revista VANITY FAIR que foi lançada recentemente com a Madonna na capa.






Outro nome que aparece em mais de um remix é o de Marco Sartori, assinando CANDY PERFUME GIRL e uma segunda versão de SKY FITS HEAVEN. E quem também aparece duas vezes é NOTHING REALLY MATTERS em versões completamente antagonicas: Enquanto o remix de Dudi Sharon é dançante até dizer chega, o de Chris Hayton é super dark e intenso. por fim, FROZEN num ótimo remix de 2021 completa o pack deste disco 03.





Na edição de 20 anos, já tinhamos um mega encarte que se destacava, e com a inclusão de um novo disco, esse encarte ganhou novas páginas com descrição do novo conteudo, com novas fotos que não foram incluídas na edição de 2018. 

Bom, ´é isso!






Talvez voces esperassem um material completamente inedito, mas adianto que com meu tempo escasso, criar essa edição do zero seria muito dificil. No mais, a edição de 20 anos é muito boa para ser descartada. Então, a melhor alternativa foi criar um terceiro disco e anexar a edição de 20 anos, ampliando e deixando ela ainda mais especial.

Os links de Download estão separados pro caso de alguém já ter a edição de 20 anos e só precisar baixar o disco 03.

O encarte completo está distribuído pelo post.



6 comentários:

  1. Wow, this is such a fabulous production. Thanx so much!

    ResponderExcluir
  2. Por favor posta as demos tbm, tem uma edição aqui no blog que inclui as demos, aquela versao era perfeita mas infelizmente eu perdi, se vcs puderem postar novamente fico grato, amando os post do ROL!!!!

    ResponderExcluir
  3. DiGuitar, o post anterior a esse foi com as demos. É dessas que voce está falando?

    ResponderExcluir
  4. Gente expirou rapido os links, nao deu tempo de baixar

    ResponderExcluir
  5. Os Links expiraram... snifff...

    ResponderExcluir