segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ENTREVISTA : MARCUS BABY



Como prometido, estreando hoje o novo quadro aqui do TWENTY 5 & MORE. E pra começar com o pé direito, nossa primeira entrevista é com o meu amigo blogueiro MARCUS BABY. Marcus é a típica celebridade virtual, e o que me fez me aproximar dele foi sua personalidade magnética, franca e também sua admiração por Madonna. Em novembro de 2005, Baby - que recebeu esse apelido por causa de sua paixão pela cantora Baby do Brasil - começou um trabalho de customização de bonecos, transformando-os em versões de brinquedo de seus ídolos favoritos. O que começou como Hobby, tomou projeção e inclusive apareceu em sites oficiais de alguns homenageados como a atriz Katiuscia Canoro ( a Lady Kate do seriado ZORRA TOTAL) e as cantoras Marina Elali e Cyndi Lauper -Isso mesmo: CYNDI LAUPER. Logicamente MADONNA é uam de suas inspirações. Então vamos direto pra este bate-papo com o MARCUS BABY e conhecer um pouco mais do seu processo criativo.




T5&M: Vamos começar pela pergunta que você mais deve ouvir. Como começou essa história de customizar bonecos?
Marcus Baby: Começou de uma vontade de ter uma coleção de bonecos de cantores de rock. Mas como eles eram importados, caros e não tinham quase nenhum de meus ídolos da música, resolví eu mesmo começar a "fabricar" os meus em bonecos de 30cm. Como não sei esculpir, aprendí sozinho a customizar e pronto! Virou um hobby que acabou se transformando num projeto que pretendo levar em forma de exposição para todo o Brasil.

T5&M: Quem foi a primeira celebridade ( ou não) a ser costumizado?

Marcus Baby: A primeira boneca que customizei foi a cantora Baby do Brasil. De início pensei em fazer só ela e o Pepeu Gomes para por na minha estante, mas fui vendo o resultado, criando gosto pela coisa... Não parei nunca mais, heheheheh...




T5&M: Eu vejo que você já fez várias bonecas customizadas como a Madonna. Comovocê se sente na hora que está criando a boneca? Que critérios você usa praescolher qual fase da Madonna você vai usar pra sua customização?

MB: Eu só trabalho numa customização quando me sinto totalmente inspirado e esse é um dos motivos que não faço nada por encomenda. Primeiro em adiquir a boneca e vejo em quem que ela poderá se transformar, seustraços, detalhes. Decidido isso, começo a criar uma espécie de roteiro para customização, faço muita pesquisa para definir o visual e vou em busca da matéria prima. Daí é só trabalho e paciência. As minhas Madonnas são inicialmente as fases que mais gosto ou a que fica visualmente legal para por numa Barbie. Geralmente pego visuais mais complexos da Madonna, até para me testar, ver em que ponto posso chegar a cada trabalho. Mas nunca fico satisfeito...

T5&M: Qual destas bonecas deu mais trabalho? E qual a sua Madonna favorita?
MB: Das Madonnas a que me deu mais trabalho foi a "Blond Ambition" pelo fato de ter sido a primeira e de eu não saber exatamente o que fazer nem como fazer! Fica difícil dizer qual é a que eu mais gosto mas com certeza sempre é a última: a Madonna meio punk da "Drowned WorldTour". Gostei muito do resultado. A "Justify My Love" também é meu xodó...



T5&M: Eu acho seu trabalho muito lindo, não sei se saberia escolher uma sóMadonna como favorita. Algum fã já te criticou por não customizar direitoalguma das bonecas?

MB: Já sim. Tem casos que o fã não entende que o que faço é uma homenageme uso da liberdade poética para customizar um boneco. Aí reclamam coisas tolas como "esse botão éra para ser 2mm menor", "esse cabelo está meio centimetro mais longo" ou "essa mão éra para estar nessa outra posição"... Um fã do Michael Jackson disse que meu boneco dele tinha cara de lésbica, heheheheh... Mas é isso: é nós na fita!




T5&M: Eu também já fiz trabalhos inspirados na Madonna, e talvez por ser fã,acabava me empenhando um bocadinho mais nesses trabalhos. Com você é assim também já que sei que voce tem vários ídolos seus retratados?

MB: O único cuidado a mais que tomo quando vou customizar uma boneca em Madonna é de ser o mais fiel possível ao visual que decidí recriar.Assisto mil vezes o mesmo video, coleto milhões de fotos daquele ensaio para chegar ao limite do que uma Barbie de 30 cm pode suportar numa customização. Outros ídolos como Boy Geoge, Cyndi Lauper e LadyKate são inspirados em muito material misturado, obedeço apenas a fase ou o período daquele visual usado por ele.

T5&M: Você pensa em comercializar estes bonecos? Porque se sim , eu quero encomendar um, kkkk, se não, eu estou aceitando presentes ok? kkkkk

MB: Vender jamais, kkkk... É a minha coleção particular e pretendo ganhar dinheiro sim mas com a grife "Bonecos Do Baby" ou com minha imagem. Estamos trabalhando para iniciarmos uma exposição em todo Brasil mas está tudo em fase de negociação com patrocinadores. E depois pretendo entrar para o Guiness Book na categoria "Coleção Particular". No mais, não teria nunca coragem de me desfazer de nenhuma delas. Só deixo mesmo olhar sem tocar, e fotografar! Como diria a "Lady Kate" do"Zorra Total", "É TUDO MEU", heheheheh...



Conheçam mais do magnifico trabalho do meu amigo Marcus Baby no site: www.bonecosdobaby.blogspot.com

2 comentários:

  1. O Marcus falava comigo pela Net, depois ele ficou todo estranho. Não sei o q rolou. O trabalho dele é massa tb, mas fico pensando como ele faz pra guardar essas bonecas todas.
    Como vc gosta de entrevistas, vê se pelo menos posta um lick aqui no seu blog para essa:
    http://orebate-elenilsonnascimento.blogspot.com/2008/05/entrevista-com-cantora-vernica-pires.html

    O Minsane pediu para eu tirar do ar, mas a resposta foi NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!! Foda-se o MInsane. São uns arrogantes!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê!!!! Muito obrigado pela força e carinho! Valeu!! Estou colocando uma "lembrancinha" para vc lá no meu blog dos bonecos!!!

    Quanto ao Elenilson, faz parte do charme pessoal dele achar que esquecí dele... Adoro seus textos, apenas fiquei sem tempo!

    Grande abraço, luz para todos!

    ResponderExcluir